NOTA DE ESCLARECIMENTO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Sobre a matéria “Desconfiança do mercado com o IRB Brasil se agrava com atuação da Susep (25/8/2020), veiculada pelo jornal A Tarde (BA), a Susep lamenta que o veículo desconheça os papéis inerentes aos órgãos reguladores brasileiros em relação à empresa IRB Brasil Resseguros S.A. A autarquia esclarece que atuou de modo diligente na supervisão da organização e implementou fiscalização na companhia desde 14 de maio 2019, e ao verificar a necessidade de instaurar a fiscalização especial isto foi feito. Portanto, antes mesmo das denúncias feitas pela Squadra e mencionadas pelo veículo, a Susep estava com processo de fiscalização na referida empresa e apurando os fatos.

É importante lembrar que as fiscalizações da autarquia ocorrem sob sigilo e, neste caso, com ações coordenadas com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável pela observação da governança e compliance de empresas listadas em bolsa, conforme é o caso do IRB. A Susep já forneceu todas as informações solicitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em relação à empresa.

A autarquia lamenta ainda que, mesmo após ter recebido esclarecimentos enviados pela Susep anteriormente, o veículo retome ilações e acusações inverídicas contra membros de seu corpo gestor. Como já informado e reiterado ao jornal A Tarde anteriormente, Solange Vieira é funcionária de carreira do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), onde exerceu diversas funções.  Ao contrário do que registra erroneamente a publicação em questão, a gestora nunca respondeu a processo administrativo ou teve ações alvo de apurações nesta ou em outras instituições. Todas as contas de operações e projetos liderados por Solange Vieira foram aprovadas, o que pode ser facilmente verificado em consulta aos órgãos competentes.

Quanto a declaração sobre a questões referentes a pandemia da covid-19, nota de esclarecimento da SUSEP deixou claro que a Superintendente declarou seu repúdio a toda e qualquer ilação que impute a alguma análise proferida juízo de valor em sentido contrário ao direito à vida e à saúde para todos, de qualquer idade, a qualquer tempo.

Mais uma vez, o veículo negou à autarquia a oportunidade de fornecer as informações corretas durante sua apuração. A Susep repudia qualquer ilação injuriosa que vise macular e obstruir o trabalho técnico e de avanços para o desenvolvimento do setor que seus gestores e corpo técnico vêm empreendendo, como é seu papel institucional.

Share.

About Author

Leave A Reply