Entrevista: Os detalhes do Seguro de Risco Cibernético em destaque

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Dando continuidade a nossa série de entrevistas, o Portal Panorama Seguro conversou com um dos executivos responsáveis pela Clamapi Seguros, Claudio Macedo Pinto. A corretora é especialista em Risco Cibernético e proporciona soluções nessa modalidade de seguro, atuando em parceria com corretoras de seguros na base de co-corretagem.

Confiram o conteúdo abaixo e boa leitura! .

 

Panorama Seguro: Conte para os nossos leitores como funciona a Clampi Seguros.

Claudio Macedo Pinto: A Clamapi Seguros é a primeira corretora de seguros do Brasil, focada em seguro contra-ataque cibernético e além do seguro, trabalha com empresas parcerias, que atuam tanto na prevenção quanto na resposta a um ataque.

 

 

Panorama Seguro: Fale um pouco sobre os detalhes do Seguro de Proteção de Dados e Responsabilidade Cibernética. O que cobre? Como funciona? Qual é o custo e o comissionamento para corretoras de seguros?

Claudio Macedo Pinto: O seguro tem duas características: além de cobrir a Responsabilidade Civil, ou seja, custos de defesa e eventuais condenações, o seguro também cobre despesas que o segurado venha a ter em decorrência de um ataque: peritos forenses, pagamento de resgate, gerenciamento de crise, lucros cessantes, custo com notificação e monitoramento de dados de clientes, despesas emergências. Cada seguradora tem as suas características, algumas exigem que se utilizem as empresas credenciadas, outras dão liberdade ao cliente, para escolher o prestado do serviço. O custo do seguro vai variar de uma empresa para a outra, quanto maior o sistema de proteção de dados, menor será a taxa e as franquias aplicadas. O comissionamento gira em torno de 15% a 20%.

 

 

Panorama Seguro: De acordo com o World Economic Forum 2018, o Brasil é o segundo no ranking em ataques cibernéticos. Especifique a importância dessa modalidade de seguro para as grandes corporações.

Claudio Macedo Pinto: Além de sermos o segundo no ranking, há outro dado assustador: só em 2017 foram descobertos globalmente, 8,4 milhões de programas maliciosos. Portanto, todas as empresas, independentemente do tamanho, estão correndo risco de sofrerem um ataque. Claro que quanto melhor for o sistema de proteção, menor o risco, mas não há empresa 100% protegida. Hoje em dia a questão não se a empresa será atacada, e sim quando e quais serão as consequências. Portanto, o seguro de proteção digital é extremamente importante, como ferramenta de mitigação de risco.

 

Panorama Seguro: Explique para os nossos leitores a diferença entre ameaças internas e ameaças externas em relação aos riscos cibernéticos.

Claudio Macedo Pinto: As ameaças internas são os funcionários negligentes ou desonestos que: Roubam dados das empresas para terem vantagens competitivas, venda de informações para terceiros ou para cometerem extorsão contra a própria empresa; Ou causam perda de dados, envio errôneo de informações; são vítimas de phishing, vishing, etc

As ameaças externas são divididas em 03 grupos:Redes Sociais: Twitter, Facebook, LinkedIn, etc; Fornecedores: Nuvem, Data Center, Fornecedores Externos, que podem causar interrupção de rede, roubo de dados, acessos não autorizados, perda de dados, invasões pelas portas do fundo, etc; Intrusos: hactivistas e organizações criminosas, que podem causar negação de serviço, roubo de dados, espionagem industrial, extorsão, queda de infraestrutura, etc.

 

Panorama Seguro: Os nossos entrevistados sempre respondem questões que abordam a tecnologia. Atualmente, percebemos que essa ferramenta está presente em tudo. Fale da importância do corretor de seguros se atualizarem e estar sempre conectado.

Claudio Macedo Pinto: Como praticamente todas as empresas, com raríssimas exceções, utilizam tecnologias, portanto está exposto, o corretor de seguros precisam estar atento a esta novidade, pois trata-se de um seguro novo, portanto, uma receita nova para os corretores. Mas é preciso ter paciência e perseverança, pois apesar da exposição alta, a maioria das empresas só irá contratar o seguro, após sofrerem um ataque severo. Mas sempre há aquelas, que irão contratar o seguro o quanto antes.

 

Panorama Seguro: Para finalizar, qual argumento usaria para captar novas corretoras como parceiras para comercializar o Seguro de Proteção de Dados e Responsabilidade Civil? Quais são as vantagens?

Claudio Macedo Pinto: Nós por sermos focados exclusivamente neste seguro, estamos preparados para atendermos as necessidades das empresas. Trabalhamos em parceria com corretoras na base da co-corretagem.

 

 

 

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply