Pesquisa da AWS destaca que o uso efetivo da IA generativa exige cultura, visão e liderança e revela que 93% das empresas no Brasil já estão nesse caminho

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A Amazon Web Services divulgou hoje um novo estudo mostrando que a adoção de inteligência artificial generativa (Gen AI) cresceu no Brasil em 2024 e está pronta para transformar o cenário de negócios do país. Em um movimento que envolve visão de futuro e liderança adaptativa, 93% das organizações começaram a explorar ferramentas de IA generativa e 89% estão executando experimentos. A pesquisa “Generative AI Adoption Index” foi realizada pela AWS, em colaboração com a Access Partnership, e consultou gestores estratégicos de TI de 411 organizações no Brasil, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo.

 

“A IA generativa continua a ser uma das principais prioridades de investimento em 2025, mas o sucesso exige mais do que tecnologia – exige uma liderança forte, as competências certas e uma cultura inovadora. As organizações começam a ir além da exploração e experimentação para a produção e implantação, e agora estão focadas em dimensionar essas iniciativas para um impacto comercial mensurável. A próxima fase de desenvolvimento da IA generativa depende de três imperativos principais: estabelecer uma base de dados sólida, acessar as melhores ferramentas da categoria e manter uma infraestrutura segura e privada”, afirmou Cleber Morais, diretor-geral da Amazon Web Services (AWS) no Brasil.

 

Novas frentes estratégicas para a alta liderança transformar investimentos em IA em valor real para o negócio

Embora diretores de Tecnologia e Informação (CTOs e CIOs) liderem atualmente a maior parte das iniciativas de transformação digital, cresce no Brasil o número de empresas apostando em lideranças específicas para inteligência artificial. 56% das organizações já designaram um Chief AI Officer (CAIO) ou Diretor de IA – executivo dedicado a impulsionar a adoção da IA e gerenciar a complexidade da implementação da tecnologia de forma estratégica.

 

No entanto, as empresas estão em diferentes estágios de maturidade em relação à IA. Embora 93% reconheçam a importância de uma gestão eficaz da mudança para integrar a tecnologia ao negócio, apenas 28% possuem uma estratégia estruturada nesse sentido. A tendência, porém, é de avanço. Espera-se que esse número aumente e que 91% das organizações tenham estratégias dedicadas para gerenciar o impacto da IA ​​até o final de 2026.

Organizações direcionam habilidades e desenvolvem diretrizes de IA para acelerar a produção

Para acelerar a implementação da gen AI, mais da metade (60%) das organizações lançaram programas de treinamento, enquanto outros 26% planejam fazê-lo em 2025. A IA responsável também está ganhando força, com a maioria das organizações (68%) afirmando possuir diretrizes e outras 28% planejando desenvolver uma estratégia em 2025. Além disso, mais de um terço (40%) dos entrevistados identificaram as diretrizes de IA responsável como um fator-chave na avaliação das ferramentas de IA generativa.

Seleção de modelos e parcerias estratégicas impulsionam o sucesso da IA

As organizações estão adotando uma abordagem prática para a IA. A maioria criará aplicações personalizadas, adaptadas aos seus fluxos de trabalho e dados, utilizando modelos básicos preexistentes – 58% em modelos prontos para uso e 60% em modelos aprimorados. Parcerias com provedores terceirizados serão cruciais, com 44% das organizações utilizando uma combinação de provedores internos e terceirizados para implementar ferramentas de IA generativa, enquanto 20% dependerão exclusivamente de provedores terceirizados este ano.

Como a AWS está ajudando os clientes a acelerar os ganhos da IA generativa

Para ajudar as organizações a acelerar a adoção da gen AI, a AWS lançou o Generative AI Innovation Center, um investimento de US$100 milhões que conecta empresas a especialistas em IA da AWS por meio de workshops, consultorias e treinamentos gratuitos. A AWS também está abordando a lacuna crítica de habilidades em IA através de iniciativas abrangentes de treinamento e capacitação, incluindo o AWS Skill Builder, que oferece mais de 80 cursos e trilhas de aprendizado gratuitos em gen AI. A ação faz parte do compromisso global da AWS de treinar milhões de pessoas em IA e aprendizado de máquina até 2025. Além disso, a AWS Partner Network oferece às organizações acesso a milhares de parceiros de consultoria e tecnologia com ampla experiência, como Compass UOL, CI & T e A3Data, que podem ajudar a acelerar a adoção da IA ​​com conhecimento especializado em diferentes setores da indústria.

 

Sobre o estudo:

O estudo de IA Generativa “Construindo Valor em Escala” foi realizado em colaboração com a Access Partnership. A pesquisa foi conduzida em mais de 3.700 organizações de nove países – Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido. No Brasil foram entrevistados 411 tomadores de decisão seniores de TI, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo.

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