Como operadora digital de saúde aumentou eficiência e economizou mais de 900 horas mensais de trabalho com uso de inteligência artificial

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Com o rápido avanço das tecnologias nos últimos anos e a consequente transformação de diversos setores, as empresas estão apostando cada vez mais na inteligência artificial (IA) para otimizar serviços e economizar até mesmo mais de 900 horas mensais de trabalho. É o caso da Sami, operadora revolução dos planos de saúde, que conquistou esse feito. Confrontada com o desafio de melhorar a experiência do usuário, a companhia firmou uma parceria com a CI&T, especialista global hiperdigital em transformação digital, e colaborou com o Google Cloud para desenvolver uma solução de IA generativa que potencializasse o atendimento aos pacientes.

Agora, o novo sistema da operadora oferece aos coordenadores de saúde, ou seja, os agentes da Sami que dão assistência às pessoas, diversas sugestões inteligentes de respostas automatizadas, que são baseadas em dados e histórico dos indivíduos em tratamento. Com o assistente de IA generativa da CI&T, os atendentes podem, por exemplo, solicitar e consultar exames, checar agendamentos de forma automática, orientando a população de forma mais eficaz e melhorando a precisão e a personalização dos auxílios.

Mas, a inovação da companhia vai além, uma vez que 95% dos atendimentos são digitais, evidenciando a aceitação e a credibilidade crescentes do uso da tecnologia e chamando a atenção para a facilitação dos trabalhos dos coordenadores de saúde. A migração para modelos mais focados em acesso, prevenção e promoção do segmento está impulsionando essa transformação cultural e a IA generativa é um dos principais caminhos, afirma Luis Lima, Gerente Sênior da CI&T.

“A parceria com a Sami é um exemplo de como a tecnologia pode transformar o setor e o atendimento aos pacientes. Estamos ainda no início, mas a quantidade de horas economizadas com o uso da IA deve duplicar, conforme a plataforma ganha mais aderência. Com a nossa ferramenta, a Sami pode atender mais pacientes em menos tempo e de maneira mais eficiente e padronizada”, diz Lima.

 

Transformando o atendimento em saúde com a inteligência artificial

Desde setembro de 2023, quando começou a colaboração entre as companhias, as grandes possibilidades por trás de resultados futuros têm chamado a atenção. A expectativa é que o assistente virtual transforme ainda mais a prática médica, melhorando a precisão e a personalização dos serviços. Além disso, a Sami indica um provável aumento de até 50% no número de atendimentos diários por coordenador de saúde quando a solução estiver amplamente disponível e uma redução potencial de 30% nos encaminhamentos médicos.

“A implementação desta tecnologia é um marco para a companhia. Nosso assistente de IA não apenas nos permite gerenciar melhor os atendimentos, mas também eleva a experiência do paciente, garantindo respostas mais rápidas e precisas. Acreditamos que a solução construída com a CI&T está nos permitindo visualizar um futuro mais inclusivo e inovador para o atendimento em saúde”, conclui Guilherme Berardo, cofounder e CEO da Sami.

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