Pesquisa do Instituto AAV destaca o que é preciso para ampliar vendas online de automóveis

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Na hora de anunciar um veículo na Internet, surgem muitas dúvidas sobre como fazer para encantar o comprador e vender seu carro mais rapidamente. E uma coisa é certa para qualquer tipo de público, algumas pequenas mudanças na forma de anunciar fazem a diferença entre vender mais e de forma mais rápida para qualquer tipo de público.

 

É o que mostra a pesquisa do Instituto AAV que buscou responder quais características de um anúncio que influenciam na venda. O levantamento abrangeu 3 milhões de anúncios de carros anunciados na plataforma AutoAvaliar. Considerou só carros fabricados a partir de 1998 e estudou 30 características para chegar a algumas dicas sobre como anunciar melhor o seu veículo. Confira!

 

1 – Seja detalhista 

 

Evite ser sucinto na descrição do anúncio. O ideal é que ela tenha o maior número de informações. Se for muito curta, saiba que você terá uma chance 34% menor de venda. Portanto, não deixe de colocar informações como o status da documentação, a garantia, forma de pagamento, prazo de entrega, IPVA, situação do manual, chave reserva e tudo o que possa impactar na decisão do comprador. “Um ponto interessante é sempre acrescentar uma pequena história para tornar o carro único. Algo como para que ele era usado, se era basicamente para ir ao trabalho e pequenos percursos ou algo assim”, afirma. Nilson Caldeira, consultor responsável pela pesquisa do Instituto AAV.

 

2 – Coloque o maior número de itens e opcionais 

 

Quanto mais itens avaliados do veículo, como motor, câmbio, pneus, lataria e pintura, para somente citar alguns, maiores as chances de sucesso. Este tipo de detalhamento leva a uma taxa de conversão 8% maior.

 

3 – A quantidade de fotos faz a diferença 

 

Não seja econômico nas imagens, pois a maior taxa de conversão é de anúncios com entre 25 e 30 fotos. Se você colocar entre 10 e 25 fotos terá 6,7% mais chances de venda quando comparado a anúncios com até 10. “Um bom número a se ter em mente é 15”, recomenda Caldeira.

 

É claro, o carro tem que estar limpo para ser fotografado, afinal a aparência é fundamental na venda.

 

4 – Use todos os recursos multimídia 

Se a plataforma permitir anúncios com fotos 360º não deixe de publicar. Este tipo de mídia vai aumentar a chance de conversão em 23%. Já os áudios ampliam este percentual em 47%. “O comprador quer ouvir o carro funcionando, o barulho do motor e isso é importante para seu convencimento”, lembra Caldeira. O uso de áudio chega a até ser mais essencial que o vídeo, que aumenta a probabilidade de venda em 14%.

Segundo o Estudo Performance de Veículos Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV, o tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706,00 em julho, recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses.

“A redução de preços foi geral, mas o segmento de veículos premium e sedans compactos foram aqueles que sofreram a maior queda em julho, especialmente após o anúncio do programa do governo de redução de impostos e preços dos veículos 0km. Este comportamento do mercado aumenta a importância de se fazer um anúncio diferenciado para encantar o cliente, valorizar o veículo e vender mais rapidamente”, ressalta Caldeira.

 

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