Em meio aos debates de quantas pessoas passam fome no Brasil ou quantas estão em “insegurança alimentar”, pequenas ações criadas por iniciativa popular seguem ajudando quem mais precisa. Uma delas ganhou notoriedade não apenas pelo nome criativo, mas pelo modelo do negócio e os números que alcançou em tão pouco tempo.
Criada em 2021, em meio a pandemia, a Fomeflix Solidária já soma 62,1 toneladas de alimentos doados. O volume só foi possível porque a iniciativa conta atualmente com 200 pessoas que doam regularmente para a compra de cestas básicas a partir de um sistema online de assinaturas, de maneira similar ao que acontece em outros mercados, como o streaming.
A campanha foi uma ideia das amigas Alessandra Brantegani, Renata Correa e Renata Vilenky que inicialmente queriam garantir ao menos seis meses de distribuição de cestas básicas à famílias na capital paulista. Incomodadas com o panorama da fome no país, elas mobilizaram suas redes para levar adiante essa corrente do bem.
“Pensamos em uma campanha para arrecadar doações que funcionasse de maneira recorrente, para que as famílias com necessidade pudessem se manter por um período mais longo. Então, pensamos em uma proposta similar ao modelo de assinatura online de serviços, que se consolidou durante a pandemia”, explica Alessandra.
O dinheiro arrecadado é revertido diretamente na compra de produtos e cestas básicas, que são entregues mensalmente por meio de voluntários para mais de 350 famílias das regiões de Colombo, Paraisópolis e Parelheiros, em São Paulo.
Nesse meio tempo, a Fomeflix também firmou parceria com a campanha ‘Faça um Bem Incrível’, da agroempreendedora Simone Silotti, que configura na lista das 100 mulheres mais influentes do Agro pela Forbes. Ela fomenta a compra de hortaliças frescas de produtores locais a serem destinadas a ONGs e cozinhas comunitárias.
“Conseguimos reduzir o valor das cestas básicas a partir do volume adquirido e, com isso, passamos a comprar 350 kg extras de hortaliças para enriquecer nutricionalmente nossas doações, contribuindo para a cadeia de produção agrícola sustentável”, garante Renata Correa.
Grande parte das doações ainda é feita por pessoas impactadas pela campanha nas redes sociais ou por amigos que compartilham a ação. “Como atuamos no mercado de seguros e TI, queremos levar essa iniciativa para que as empresas do nosso setor – seguradoras, insurtechs, corretoras, entre outros players – também possam se engajar e contribuir para reduzirmos a fome e a insegurança alimentar no país”, reforça Alessandra, que atualmente trabalha na Swiss Re.
Ela lembra que existem três maneiras de contribuir com a campanha. A que envolve investimento pode ser feita através de uma doação pontual via pix ou, se for recorrente, através do site www.benfeitoria.com./fomeflix. A segunda é a participação apenas na entrega das cestas básicas, que ocorre todos os meses. A terceira e última é simplesmente compartilhando os materiais da campanha nas redes sociais. Os conteúdos podem ser acessados em https://linktr.ee/fomeflix ou @fomeflixsolidaria.
Todas essas iniciativas levaram a Fomeflix Solidária a conquistar o segundo lugar na categorial “social” do 7º Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF), em 2021; e a indicação e reconhecimento ao Prêmio Betinho de Cidadania, em 2022
“Estamos muito felizes com essas conquistas, mas queremos ir além, diminuindo a fome e ampliando a nutrição por meio de ações de conscientização sobre cultivo próprio, desperdício zero e preparo de receitas não populares na mesa brasileira, que são baratas e altamente nutritivas”, afirma Renata. “Mas para que tudo isso se torne realidade, as parcerias com empresas do mercado de seguros serão fundamentais”, completa Alessandra.
A próxima entrega de cestas básicas está marcada para o dia 25 de fevereiro. Quem quiser participar ou tiver interesse em saber mais sobre a campanha, pode solicitar mais informações pelo e-mail fomeflixsolidaria@gmail.com.