Ampla demanda e margens resilientes impulsionam forte crescimento de ganhos no segundo trimestre para a TCS

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

MUMBAI, Índia 9/10/2021 –

A Tata Consultancy Services (BSE: 532540, NSE: TCS), uma organização líder global de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, informou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões de contabilidade indianos (Indian Accounting Standards, Ind AS) e os padrões internacionais de divulgação financeira (International Financial Reporting Standards, IFRS), para o trimestre encerrado em 30 de setembro de 2021.

Destaques do trimestre encerrado em 30 de setembro de 2021

  • Receita de US$ 6,333 bilhões, +16,8% em relação ao ano anterior; +15,5% em CC em relação ao ano anterior
  • Margem operacional de 25,6%; +0,1% em relação ao trimestre anterior, -0,6% em relação ao ano anterior
  • Lucro líquido de US$ 1,301 bilhões, +14,0% em relação ao ano anterior|Margem líquida de 20,5%
  • Robusta adição de clientes 5 novos clientes (total: 54) superior a US$ 100 milhões; 17 novos clientes (total: 114) superior a US$ 50 milhões
  • Caixa líquido de operações de US$ 1,344bilhão ou seja, 103,3% do lucro líquido
  • Acréscimo líquido de funcionários de 19.690 | Força de trabalho: 528.748
  • Diversidade e inclusão: Mulheres na força de trabalho: 36,2% | 157 nacionalidades
  • Construindo uma força de trabalho G&T: mais de 417 mil funcionários treinados em novas tecnologias |Mais de 26 mil Contextual Masters identificados | Mais de 6.900 graduados Elevate
  • Retenção de melhores talentos: Taxa de atrito de serviços de TI nos últimos 12 meses (Last Twelve Months, LTM) em 11,9%; a mais baixa no setor
  • Dividendos por ação: INR 7,00 | Data de registro 19/10/2021 | Data de pagamento 03/11/2021

Rajesh Gopinathan, diretor executivo e diretor administrativo, declarou: “O cenário de demanda forte e sustentada é uma oportunidade que só acontece a cada década para nos posicionarmos como a parceira preferida de crescimento e transformação dos nossos clientes. Estamos utilizando o impulso do crescimento para investir no fortalecimento de recursos relevantes e na criação de um portfólio abrangente de ofertas voltado a um grupo mais amplo de partes interessadas na empresa em todos os ciclos de negócios, reforçando nossa marca e tornando nosso negócio mais resiliente. Acreditamos que este é o caminho mais sustentável para criar valor de maior prazo para todas as nossas partes interessadas.”

N Ganapathy Subramaniam, diretor de operações e diretor executivo, disse: “Estamos felizes com nosso desempenho geral de entrega durante o trimestre, com diversos lançamentos de grandes e complexos programas em todas as verticais, graçasàpaixão, energia e comprometimento do nosso pessoal. Tais programas incluem pagamentos sem contato, saques de dinheiro sem cartão em caixas eletrônicos para principais bancos, transformação de exibição de espaço para varejistas, uma das maiores transformações de aplicativo para arquitetura nativa em nuvem pública, tudo alavancando nossa automação liderada por nossa estrutura capaz e talentosa, métodos ágeis e conjunto de ferramentas. Todos os nossos produtos e plataformas, como TCS BaNCS®, Quartz SmartLedgers™, TwinX™ e TCS Cognix™, tiveram vitórias marcantes durante o trimestre e estão cada vez mais impulsionando as transformações do modelo operacional e de negócios em diversos mercados.”

Samir Seksaria, diretor financeiro, disse: “O forte crescimento e a execução disciplinada nos ajudaram a superar turbulências da moeda e inflação por parte de fornecedores e alcançar margens ampliadas. Nossa lucratividade e forte conversão de caixa líderes no setor nos fornecem os meios para fazer os investimentos corretos, necessários para construir o negócio do futuro.”

Pesquisa e inovação

Segundo dados de 30 de setembro de 2021, a empresa havia solicitado 6.169 patentes, incluindo 180 durante o trimestre, e 2.100 patentes foram concedidas.

Recursos humanos

A habilidade da empresa para atrair e manter talento em escala e seus investimentos contínuos no desenvolvimento orgânico de talentos permitiram atender grande parte da crescente demanda por tecnologias mais novas, utilizando candidatos internos. Os funcionários registraram mais de 14,3milhões de horas de aprendizagem no segundo trimestre. Mais de 496.000 foram treinados com o método Agile e mais de 417.000 funcionários foram treinados em várias novas tecnologias.

A TCS acrescentou 19.690 funcionários em um base líquida no segundo trimestre, levando a base total de funcionários para 528.748, conforme dados de 30 de setembro. A força de trabalho continua diversificada, formada por 157 nacionalidades e com as mulheres ocupando 36,2% da base.

A filosofia da TCS em investir nas pessoas e suas políticas progressivas na força de trabalho resultaram em uma retenção de talentos líder no setor. A taxa de atrito de serviços de TI nos últimos 12 meses (LTM) foi de 11,9%, a mais baixa no setor.

“Foi um trimestre gratificante em diversos aspectos. Trouxemos a bordo um número recorde de 43.000 recém-graduados nos últimos seis meses. Nossa estratégia de treinamento Shift-Left nos ajudou a acelerar significativamente sua implementação. Investir com antecedência para construir nosso próprio pipeline de talentos nos ajudou a superar desafios por parte de fornecedores, e a alcançar a execução de linhas do tempo dos programas de transformação e crescimento dos nossos clientes. Ao focar no desenvolvimento orgânico de talentos e vincular o aprendizado com as carreiras, mantivemos elevados os níveis de satisfação do cliente. Ao mesmo tempo, continuamos escalonando programas como os Contextual Masters e Elevate para preparar os líderes de G&T para a força de trabalho do amanhã”, afirmou Milind Lakkad, diretor de RH. Com 70% dos funcionários da TCS totalmente vacinados e mais de 95% com pelo menos uma dose, planejamos trazer nossa força de trabalho para o escritório gradativamente até o final deste ano”.

Demonstrações financeiras IFRS

Declarações consolidadas de receita abrangente

Para o período de três meses encerrado em 30 de setembro de 2020 e 30 de setembro de 2021

(em milhões de US$, exceto por dados de ações)

Período de três meses encerrado em

30 de setembro de 2020

Período de três meses

encerrado em

30 de setembro de 2021

Ex Adj.

Informado

Receita

5.424

5.424

6.333

Custo das receitas

3.205

3.205

3.773

Margem bruta

2.219

2.219

2.560

Despesas de vendas, gerais e administrativas

797

962

938

Receita operacional

1.422

1.257

1.622

Outras receitas (despesas), líquidas

101

101

131

Receita antes de imposto de renda

1.523

1.358

1.753

Imposto de renda

378

342

448

Receita após imposto de renda

1.145

1.016

1.305

Participação minoritária

4

4

4

Lucro líquido

1.141

1.012

1.301

Ganhos por ação em US$

0,30

0,27

0,35

Declarações consolidadas da posição financeira

Segundo dados de 31 de março de 2021 e 30 de setembro de 2021

(em milhões de US$)

 

Segundo dados de 31 de março de

2021

Segundo dados de 30 de setembro de

2021

Ativos

Bens imóveis e equipamentos

1.653

1.606

Ativos de direito de uso

1.040

1.073

Ativos intangíveis e fundo de comércio

603

594

Contas a receber

4.106

4.425

Receitas não faturadas

1.490

1.552

Investimentos

4.002

5.243

Caixa e equivalentes de caixa

934

700

Outros ativos circulantes

3.102

3.057

Outros ativos não circulantes

1.173

1.201

Total de ativos

18.103

19.451

Passivo e patrimônio líquido dos acionistas

Fundos dos acionistas

12.065

13.346

Outros passivos circulantes

4.651

4.723

Outros passivos não circulantes

1.293

1.290

Participação minoritária

94

92

Passivos totais

18.103

19.451

Sobre a Tata Consultancy Services

A Tata Consultancy Services é uma organização de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios que tem feito parceria com muitas das maiores empresas do mundo em suas jornadas de transformação durante mais de 50 anos. A TCS oferece um portfólio integrado de serviços e soluções de negócios, tecnologia e engenharia liderado por consultoria e impulsionado pela cognição. Isso é fornecido por meio de seu exclusivo modelo de entrega Location Independent Agile™, reconhecido como uma referência de excelência em desenvolvimento de software.

Como parte do grupo Tata, o maior grupo multinacional de negócios da Índia, a TCS tem mais de 528 mil dos consultores mais bem capacitados do mundo em 46 países. A empresa gerou receitas consolidadas de US$ 22,2 bilhões no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2021 e está listada na BSE (antiga Bolsa de Valores de Bombaim) e na NSE (National Stock Exchange) da Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas e o trabalho premiado com comunidades em todo o mundo garantiram a ela um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o MSCI Global Sustainability Index e o FTSE4Good Emerging Index. Para mais informações, acesse www.tcs.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos com a mídia da TCS

Ásia Pacífico

E-mail: sean.davidson@tcs.com | Telefone: +65 9139 3668

Austrália e Nova Zelândia

E-mail: kelly.ryan@tcs.com | Telefone: +61 422 989 682

Canadá

E-mail: tia.thomas@tcs.com | Telefone: +1 647 790 7602

Europa

E-mail: joost.galema@tcs.com | Telefone: +31 615 903387

Índia

E-mail: saxena.kritika@tcs.com| Telefone: +91 22 6778 9999

E-mail: vanshika.sood@tcs.com | Telefone: +91 22 67789098

Oriente Médio e África

E-mail: s.hasneen@tcs.com | Telefone: +971567471988

Japão

E-mail: douglas.foote@tcs.com | Telefone: +81 80-2115-0989

América Latina

E-mail: martin.karich@tcs.com | Telefone: +569 6170 9013

Reino Unido

E-mail: peter.devery@tcs.com | Telefone: +44 20 3155 2421

EUA

E-mail: william.thomas@tcs.com | Telefone: +1 203-984-3978

Fonte: BUSINESS WIRE

Share.

About Author

Leave A Reply