Especialista em Gestão de Pessoas fala sobre empregabilidade no setor de seguros

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Panorama Seguro toda semana traz uma entrevista para os nossos leitores. Quando o assunto é qualidade da informação, estamos sempre nos empenhando em buscar o melhor para dar suporte aos corretores, securitários e prestadores de serviços ligados ao setor.

Essa semana, entrevistamos o Professor da Escola Nacional de Seguros, gestor de vagas e idealizador do Instituto Rope, Roberto Palmeira, com exclusividade,onde ele teve a oportunidade de dar dicas sobre os processos seletivos para conseguir atuar no mercado de seguros em corretoras e seguradoras, falou da importância da qualificação do corretor e do seu trabalho no Instituto Rope. Confiram na íntegra a entrevista com o executivo!

 

Panorama Seguro: Roberto, sabemos que é Professor da Escola Nacional de Seguros e possui larga experiência com Gestão de Pessoas. Quais são as recomendações que pode dar nessa entrevista, para quem tem interesse em trabalhar em corretora e seguradora?

Roberto Palmeira: Entender desde o início, que quer ser corretor de seguros é um trabalho digno, rentável, útil e essencial as pessoas que desejam manter muito além de seu patrimônio físico adquirido, sua paz, e qualidade de vida daqueles por que zela, e de seu próprio futuro.

 

Panorama Seguro: Especifique para os nossos leitores sobre a importância da qualificação  do corretor de seguros

Roberto Palmeira: No último censo éramos 110.000 corretores de seguros no Brasil, estamos finalizando o recadastramento para uma visão atual do número de corretores, quase 15% destes no RJ, o que nos dá uma média de 8% sobre o número de habitantes da Cidade e 15% sobre o número de automóveis. A conclusão óbvia é que os mais capacitados terão maior alcance e confiança do mercado consumidor, e mais capacidade é diretamente proporcional ao tempo de dedicação ao entendimento de seu negócio, dos produtos de cada Cia, auxiliado pelos processos de ponta e pessoas capacitadas para desenvolvê-los da melhor maneira possível com menos esforço e maior eficácia.

 

Panorama Seguro:  Em 2018, enfrentaremos diversos desafios no mercado de trabalho, pois o índice de desemprego é grande. Deixe algumas dicas para os nossos leitores que auxilie durante o processo seletivo na busca por uma vaga.

Roberto Palmeira: O mercado segurador brasileiro, também foi afetado pela crise sem precedentes que atingiu nosso País, mas acreditem, com muito menos intensidade, não é difícil vermos corretores crescendo na ordem de dois dígitos sua carteira em relação ao ano passado, tanto em itens como em produção. Vejo para 2018 um mar de oportunidade e de crescimento para os que apostarem neste segmento e nós da Kuantta estaremos aí para apoiar quem fizer esta opção.

 

Panorama Seguro: Fale um pouco da sua experiência como palestrante e da importância da participação do Corretor de Seguros nessas apresentações.

Roberto Palmeira: Há pouco mais de 10 anos entendi que minha verdadeira vocação era o de transmitir um pouco de minha experiência de mais de 20 anos neste mercado de seguros; e, fui além, entendi que é de extrema importância contar caminhos errados que tomamos, e me tornei um grande especialista em como “NÃO fazer as coisas”, pois as pessoas aprendem muito com nossos erros. Associei esta teoria com um talento natural de extrair das pessoas o que elas tem de melhor, e ressaltar estes skills para suas atividades e para que obtenham sua mais alta performance no trabalho e na vida, e a mágica aconteceu e vem acontecendo cada vez mais com palestras, aulas, workshops, e o corretor de seguros tem sido um grupo muito interessante neste processo pois vem de um mercado extremamente conservador e ao mesmo tempo carente de mudanças e novas técnicas e ideias. Este choque é mágico! e, temos obtido resultados fantásticos em nossos trabalhos.

 

Panorama Seguro: Mudando de assunto, vamos falar um pouco do Instituto ROPE. Explique com detalhes sobre o que é e o que faz.

Roberto Palmeira: O Instituto ROPE foi uma iluminação que tive ao ler uma reportagem sobre a Stichting AmbulanceWens, e seu criador Kees Valdboer, que é sediado em Roterdã  na Holanda e se propõe a realizar os últimos desejos de pacientes terminais. Um trabalho apaixonante que resolvi replicar no Brasil com algumas adaptações para atender a demandas legais e tive muita sorte e colaboração de nosso grupo inicial de médicos, psicólogas, pedagogas, empresários, que atualmente, após pouco mais de 1 ano de intensa atividade, estamos decolando com a realização de nossos próprios sonhos em convênio com Instituições como o Lar de Frei Luiz, Fio Saúde, Clínica Renal Vida, e evoluindo para uma parceria com o INCA. Nosso trabalho tem o objetivo de dar fechamentos de questões relevantes aos que estão no final de suas histórias, seja o reencontro de um antigo amor, um pedido de desculpas, um desabafo para um fã, rever um local significativo, estar com seu pet, enfim, cada sonho, um sonho, e, uma missão para nós. vejam nossa reportagem em: http://www.visaotv.com.br/canais/noticias/videos/maria-alice-medina-trabalho-social-realizando-sonhos

 

Panorama Seguro: Para finalizar, fale para a gente como as empresas podem participar ajudando o Instituto Rope. 

Roberto Palmeira: O Instituto funciona por demanda de nossos parceiros, por exemplo, uma sonhadora tinha o desejo de conhecer os locutores da Rádio Tupi, a qual escuta diariamente em seu radinho parceiro e companheiro de todos os momentos, e, em especial o Locutor Pedro Augusto pelo qual desenvolveu quase uma relação familiar…

Esta demanda é captada por um grupo de HUNTERs, passada para nosso grupo FARM que dividi o sonho em etapas e começa a captação de voluntários e recursos, definindo o contato com a rádio, a reunião com os locutores, o transporte, o almoço, necessidades especiais a autorização do grupo multidisciplinar e da família, para então definir os voluntários a captação de recursos, e o registro do evento com os REGs…ufa!, enfim sonho realizado, vai para o site, YouTube, e o sonhador ou sonhadora recebe nossa naninha, com a marca do Instituto para sedimentar estas lembranças até o final de seus dias. Toda a comunicação e captação de voluntários e recursos são feitos por meio do site: www.institutorope.com.br

 

Share.

About Author

Leave A Reply