Consolidação e crescimento exponencial marcam a história de dez anos do Voopter, maior comparador de preços de viagens brasileiro. Ao longo de uma década, o app mostrou seu valor e se estabeleceu ao atuar de igual para igual com os gigantes internacionais. E neste momento pós-pandemia, novas estratégias já foram traçadas.
“Temos orgulho de toda a nossa trajetória até aqui. Ousamos entrar num segmento dominado por concorrentes estrangeiros e obtivemos sucesso. Usar comparadores de preços para programar uma viagem não era algo que fazia parte da cultura do brasileiro, mas isso foi mudando com o passar dos anos. Os comparadores de preços conseguiram reformular a maneira de viajar, extinguindo a necessidade de usar dezenas de abas do navegador para encontrar as melhores tarifas”, avalia o co-fundador do Voopter, Pettersom Paiva.
Como todo o setor de turismo, a empresa também teve suas atividades afetadas no último ano em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas os números de acesso atuais revelam que a retomada chegou para ficar. “Agora, mais do que nunca, pesquisar preços de forma ágil e prática será essencial. O consumidor não vai abrir mão dessa ferramenta. Soma-se a isso, o fato de existir uma demanda reprimida, pessoas que não viajaram ao longo de 2020 e que estão ávidas para retomar seus planos. Além da volta das viagens corporativas, que deve se intensificar em 2022”, ressalta Paiva.
No contexto atual, a principal aposta do Voopter é no turismo doméstico. “O tráfego do nosso site revela que 80% das buscas focam no próprio Brasil. Creio que as viagens nacionais são a alavanca para impulsionar o turismo hoje. Dados da Fecomercio-SP mostram que o turismo nacional teve faturamento de R$ 58 bilhões no primeiro semestre do ano e isso não pode ser ignorado ”, diz o executivo.
Sempre em busca pelo que há de melhor, o Voopter vai apresentar, em breve, uma nova roupagem. “Nosso intuito é oferecer uma experiência ainda mais rápida aos nossos usuários e, por isso, estamos sempre inovando no que tange aos recursos tecnológicos. Hoje somos o único comparador de preços que possibilita a busca de até 16 combinações de datas de viagem simultaneamente. Mesmo durante a pandemia não deixamos de investir em tecnologia e vem muito mais por aí. Logo, logo, estaremos de cara nova”, avisa Tales Tommasini, outro co-fundador do Voopter.
O novo modelo vai manter a estratégia de produção de conteúdo direcionado aos viajantes brasileiros, o que deve ser intensificado ao longo do mês de novembro em virtude da Black Friday. “Vamos informar sobre as tendências em termos de viagens, além de dar dicas sobre os destinos. E, claro, apontar as melhores ofertas. Nossa preocupação sempre foi e continuará sendo com a qualidade”, salienta Tommasini.
Na última década, o Voopter registrou mais de 50 milhões de acessos, gerando mais de cinco milhões de leads de reservas para as companhias aéreas. Desde o seu lançamento, a base de clientes triplicou, alcançando 600 mil pessoas cadastradas e até 2 milhões de visitas por mês.