A tecnologia ajuda cada vez mais as empresas no dia a dia. Uma delas, a telemetria, está crescendo e aumentando sua importância em diversos setores. Trata-se de um sistema tecnológico de monitoramento, que utiliza pontos georreferenciados para medir ou rastrear a distância de veículos em movimento, por meio de comunicação sem fio (GPRS). Assim, ela coleta as informações e transmite para uma central de controle, que tem a função de acompanhar esses dados.
Uma das empresas que atua nessa área é a MiX Telematics. De origem sul-africana, hoje é uma das líderes em gestão de frotas no mundo todo. No Brasil, seu crescimento também é consistente em vários segmentos da economia. De transporte de cargas até o transporte coletivo, a MiX Telematics desenvolve soluções que proporcionam redução de custos em combustíveis e manutenção, segurança para a carga e motoristas, além do controle da jornada de trabalho, de acordo com legislação específica do país.
Para entender como a telemetria traz resultados positivos, seguem alguns cases da MiX Telematics no Brasil:
Coopertrans: a cooperativa constituída por transportadores autônomos e especializada no transporte de cargas químicas embaladas e líquidas a granel, procurava no mercado uma tecnologia eficiente para que pudesse controlar a frota em tempo real, principalmente nas questões de velocidade e jornada. An teriormente, levava de 15 a 20 dias para a entrega dos relatórios; hoje o acompanhamento diário dos picos de velocidade é em tempo real;
Della Volpe: a transportadora de cargas, é parceira desde 2014 para o controle da jornada de trabalho. Com o uso da solução da MiX Telematics, de 180 mil horas extras por mês, hoje, me média, são 60 mil. A redução de combustível é de 20%.
Itamaracá Transportes: empresa pernambucana fundada em 1958 e que integra o Conorte Consórcio responsável pelo lote 01 do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. Teve significativa redução no consumo de combustível, avarias nos veículos, acidentes de trânsito e reclamações de clientes. Além disso, melhorou inclusive o relacionamento com os clientes, que perceberam a redução de acelerações e freadas bruscas, dentre outros transtornos.
MobiBrasil: empresa que atua na área de transporte coletivo, estipulou meta de economia de diesel e também premiou 80 motoristas que atingiram o valor determinado previamente. Além de economizar combustível, a MobiBrasil deixou de emitir 107,46 toneladas de CO2 ao meio ambiente, apenas com o programa implantado em quatro linhas durante quatro meses.
Ouro Verde: tradicional empresa do segmento de terceirização de frotas, máquinas, equipamentos e gestão de frotas, com mais de 40 anos no mercado brasileiro. Por meio de informações geradas diretamente no barramento CAN dos veículos, a empresa melhorou o desempenho das frotas operantes nas usinas de cana, reduzindo consumo, manutenção e aumentando segurança. A tecnologia também gera os indicadores logísticos dos seus clientes, de forma automática.
Rede Marajó: maior grupo revendedor de combustíveis da Shell do Brasil, que usa ferramentas da MiX Telematics para melhorar a segurança e controlar a jornada de trabalho dos motoristas, para atender a Lei 13.103. Com isso, tem segurança no transporte e 100% de controle da frota.
Triunfo Concebra: a concessionária, que administra um trecho de 1.176,5 quilômetros, tem 200 veículos monitorados, como viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves, ambulâncias, guinchos pesados, caminhões pipa e boiadeiro, além de veículos corporativos, em todo o trecho de concessão. Com o uso da telemetria da MiX Telematics, houve a diminuição de 8% de consumo de combustível (litros abastecidos) nos veículos operacionais, 5,58% em frota leve e a economia de 44 mil litros de diesel por meio da marcha lenta, que também contribuiu para a diminuição de emissão de carbono na atmosfera.
Via Lácteos: transportadora de cargas líquidas alimentícias, que usa solução de controle de jornada de trabalho dos motoristas, além da gestão para ter mais segurança no transporte, ou seja, reduzir acidentes. Assim, consegue controlar eventos, como picos de velocidade, freadas bruscas, por exemplo, em até 78%.