O serviço tem se mostrado bastante efetivo, sendo que 93,3% das demandas são solucionadas nas videoconsultas, minimizando a exposição ao risco das pessoas em ambientes hospitalares. Os encaminhamentos para o pronto-atendimento representam apenas 5,9% de um total de 2.796 atendimentos online já realizados.
O teleorientação médica 24h está disponível por meio do aplicativo da Seguros Unimed, para os sistemas Android e IOS. Também é possível ter acesso ao serviço por telefone, pela central de teleorientação (0800 892 4888). Neste caso, uma equipe de saúde especializada avalia cada situação e recomenda o melhor a fazer e, nas situações indicadas, o paciente recebe por SMS um link para uma sala de vídeo para se conectar com um médico, o que pode ocorrer de maneira agendada. Até o momento, 9.109 ligações foram contabilizadas, além dos acessos via aplicativo.
A teleorientação é indicada para esse momento de pandemia pelo novo coronavírus, em que é recomendado pelo Ministério da Saúde e demais órgãos sanitários que pessoas com sintomas leves, sem febre ou com febre baixa, não se desloquem aos prontos-socorros.
“O serviço está em linha com a estratégia da Seguros Unimed para este cenário de pandemia. Nos estruturamos para assegurar o atendimento a todos os clientes e, para coordenar de maneira segura e efetiva o percurso assistencial, disponibilizamos plataformas online em um movimento de aceleração digital”, disse o superintendente de Provimentos e responsável pelo Comitê de Vigilância para Covid-19 na Seguradora, Luís Fernando Rolim Sampaio.
Mais cuidado e segurança aos pacientes
Além do serviço de teleorientação médica 24h para clientes com sintomas ou com diagnóstico confirmado de Covid-19, a Seguros Unimed também disponibiliza, em seu aplicativo, consultas médicas por videochamadas, para necessidades não relacionadas ao coronavírus. O atendimento está ativo das 8h às 22h, sete dias por semana. Neste caso, o cliente é avaliado por um médico de família ou um clínico geral.
Há, ainda, o monitoramento ativo dos clientes vulneráveis, identificados a partir de uma avaliação de saúde, e a ampliação das parcerias com a rede prestadora.