Com o uso de uma plataforma de inteligência artificial, gestão de pacientes crônicos, app para uso pessoal dos colaboradores e acompanhamento feito por profissionais de saúde qualificados, startup consegue proporcionar resultados como redução média de 30% no índice de sinistralidade para seguradoras e planos de saúde, além de diminuir o nível de absenteísmo dentro das empresas
Criada no último trimestre de 2017 para atuar exclusivamente no segmento corporativo, a Saúde Concierge é uma startup que desenvolveu um sistema tecnológico simples de usar, mas capaz de dar suporte a complexos processos de gestão que visam ajudar a cuidar da saúde das pessoas de uma empresa. Como consequência, os custos com o benefício saúde, das 3500 vidas que que atualmente administra, têm apresentado redução de até 30%.
Para atingir os resultados, a Saúde Concierge utiliza tecnologia WEB e de APP (disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOs), a fim de monitorar a condição de saúde dos pacientes, interagindo em tempo real com eles, e sugerindo medidas que possam ser adotadas para a manutenção do estado de saúde atual ou correção/ajustes para a melhoria dessa condição.
A Saúde Concierge dá todo o suporte tecnológico e de atendimento especializado de profissionais de saúde tanto para operadoras e seguradoras de saúde como para os RHs das empresas. Também tem como público-alvo seguradoras de Vida e de Viagem; saúde corporativa (RHs das empresas) e indústria farmacêutica (medicamentos para oncologia e osteoporose).
Com estrutura disponível para atender o Brasil todo, a Saúde Concierge conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 20 mil profissionais de saúde, central de atendimento 24/horas, aplicativo (usuário final) e acompanhamento em tempo real (visão geral da carteira de saúde para seguradoras, planos, RHs etc.). “Nossa atuação acontece por meio de multicanais, seja via visitas presenciais de profissionais multidisciplinares, tais como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros ou pelo atendimento humanizado da nossa equipe própria especializada que interage remotamente via central de atendimento”, explica Tatiana Giatti, diretora de marketing da Saúde Concierge.
O modelo operacional da Saúde Concierge mescla o que há de melhor em gestão da saúde com alta tecnologia baseada na inteligência artificial. “Temos um grande banco de dados gerado por meio do monitoramento do dia a dia do paciente (que inclui tudo que ele fez durante um período: consultas, exames, casos de atendimento em pronto-socorros, internações). Este sistema nos permite extrair uma série de dados preditivos, que por sua vez, nos ajudarão a saber antes de aplicar, qual a melhor conduta ou tratamento a ser seguido em um universo de pessoas que apresentam um mesmo sintoma, que efeitos surtiu o tratamento aplicado ou se não deu efeito”, diz Tatiana.
Serviços – Para o segmento de saúde, a empresa oferece a gestão de pacientes crônicos (pessoas com diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc.); atendimento médico e domiciliar (sempre de acordo com o grau de complexidade do caso); desospitalização, enviando de um profissional de saúde para acompanhar o paciente ainda no hospital e dar um parecer se está em condições de receber alta e continuar o tratamento em sistema de home care; internação domiciliar (home care diferenciado); aplicação de medicamentos específicos; e tratamentos paliativos, também chamados de Hospice.” Neste último, a intenção é dar conforto e atendimento a pacientes terminais”, completa Giatti.
Já no caso das seguradoras de Vida e Viagem, a Saúde Concierge elaborou uma grade de serviços que inclui housecall (consultas médicas no local onde o paciente estivar), central de atendimento 24 horas, Hospice e segunda opinião médica.