Para 2022, a startup investirá ainda mais em automatização, assim permitindo que seus clientes invistam no recurso mais importante: as pessoas em seus times
A Pipo Saúde, startup de tecnologia que transforma a maneira que as empresas contratam e gerem plano de saúde, cresceu exponencialmente em 2021: duplicou a quantidade de clientes atendidos, triplicou o número de colaboradores e quadruplicou a quantidade de vidas que mantém sob sua gestão, ultrapassando 20 mil vidas cobertas. Além disso, somou à sua carteira de clientes nomes como MadeiraMadeira e Pernod Ricard Brasil e movimentou em sua plataforma mais de R$ 130 milhões de reais em benefícios.
O crescimento se deve principalmente ao modelo de negócio inovador da companhia. Combinando o uso de tecnologia, dados e o atendimento conduzido por um Time de Saúde próprio, a Pipo ajuda as mais de 100 empresas que tem como clientes a reduzir custos com convênio médico e, ao mesmo tempo, oferecer uma excelente experiência em saúde aos seus times. A Vereda Educação foi uma das que conseguiu isso: reduziu em R$ 36 mil por ano seus gastos com o convênio médico e pôde usar o valor economizado para ampliar o benefício oferecido aos seus mais de 300 colaboradores.
Já o Time de Saúde da Pipo entra em ação desde para analisar as populações das empresas e acompanhar membros com doenças crônicas até para complementar o atendimento dos convênios. Na semana de 6 de dezembro de 2021, por exemplo, apenas 12,6% do total das teleconsultas feitas pelo Time de Saúde da Pipo tratavam de sintomas gripais, respiratórios ou Covid-19, mas, na semana de 3 de janeiro de 2022, esse número já tinha saltado para 55,1% do total. “Membros que estavam há mais de 24 horas aguardando por teleatendimento nos aplicativos dos convênios ou que já estavam há horas aguardando em salas de espera de pronto-socorros entraram em contato conosco, fizeram teleconsultas com nosso Time de Saúde e já estão recuperados. Isso é bom tanto para o colaborador atendido, que tem um atendimento ágil e de qualidade, quanto para a sua empresa. Isso porque os serviços de urgência são os mais caros e os que mais contribuem com o aumento da sinistralidade”, explica Manoela Mitchell, CEO da Pipo Saúde.
A qualidade na entrega se reflete em um NPS (Net Promoter Score, metodologia utilizada para avaliar a satisfação dos consumidores) 6 vezes maior do que o do mercado de corretoras de saúde. Além disso, garantiu à Pipo Saúde, em 2021, um aporte de R$ 100 milhões, até aquele momento o maior recebido por uma healthtech em uma rodada série A, assim como o maior montante já levantado por uma mulher no Brasil.
Para 2022, a empresa continuará focando em oferecer uma experiência de qualidade para seus clientes. O caminho para chegar lá continua sendo a automatização dos processos operacionais do RH, e uma maior integração com os convênios médicos e parceiros de saúde. O objetivo da Pipo é garantir que as empresas invistam cada vez menos tempo em processos manuais e cada vez mais nas pessoas dos seus times.
Para enfrentar esses desafios, a Pipo Saúde abrirá mais de 100 vagas em 2022.