O lançamento unifica os dados das maiores gerenciadoras de risco do país e utiliza IA e machine learning para identificar padrões em viagens com roubo de carga, reduzindo sinistralidade e aumentando a economia de tempo e custos dos clientes
De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2024, o Brasil registrou 10.478 roubos de carga, uma redução de 11% em relação ao ano anterior. No entanto, o valor das mercadorias roubadas aumentou significativamente, totalizando R$ 1,217 bilhão – um crescimento de 21%.
Enquanto o mercado enfrenta esse aumento, a nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, reduziu a sinistralidade de seus clientes em 32%. O produto que impacta diretamente neste número é uma solução de checagem de motoristas e veículos, que unifica dados de bases mais robustas do país, o Cadastro Unificado. A companhia investiu mais de R$ 100 milhões no desenvolvimento da ferramenta, que será lançada dia 22 de abril, na Intermodal, principal evento direcionado para modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário das américas.
A solução em questão aplica inteligência artificial e machine learning para análise de motoristas e veículos, utilizando os dados dos 3 maiores players do gerenciamento de risco do mercado. Com isso, transportadoras, embarcadores e seguradoras podem mitigar riscos sem comprometer a fluidez de suas operações.
A novidade do lançamento, para os clientes, é a possibilidade de economia por meio do reaproveitamento de pesquisas que o Cadastro Unificado oferece. “Ao fazer uma busca em uma das gerenciadoras do grupo, as análises são válidas para as três – BRK, Buonny e Opentech. Ou seja, elimina-se a necessidade de solicitar as mesmas informações em diferentes bases, gerando redução de custo, ganho de eficiência operacional dos times e facilidade na gestão”, explica Thiago Azevedo, diretor de Cadastro na nstech.
Outro diferencial do Cadastro Unificado é o aumento de produtividade dos times operacionais. Para isso, ele traz ferramentas de auto preenchimento utilizando os dados da base da nstech, o preenchimento por envio de documentos ou a possibilidade de o motorista fazer o preenchimento por meio do aplicativo Trizy. Ainda pode-se frisar a tomada de 99% decisões automatizadas e a adição de mais camadas de segurança ao produto, como a biometria facial nas checagens de perfil.
Impacto do produto no mercado:
O impacto da nova solução da nstech no mercado é significativo, uma vez que a empresa possui o maior banco de dados do Brasil, com mais de 4,5 milhões de registros – 2,4 M de motoristas e 2,3 M de veículos, o que possibilita um controle ainda mais assertivo e completo na checagem de perfis. Além disso, mais de 50% do cadastro das viagens do país passa por essa mesma base.
O objetivo é alcançar 70% até 2027, consolidando sua posição como referência em gestão de riscos. “O cenário do cadastro de motoristas e veículos teve pouca evolução desde que foi criado. É um dos primeiros produtos vinculados à gestão de risco para o transporte de carga, e por muito tempo ele ficou sem aperfeiçoamento. Tanto as seguradoras quanto as corretoras sempre enxergaram a oportunidade de poder unificar os players de gerenciamento de risco e esse é o diferencial deste lançamento”, comenta Diego Gonçalves, COO – Revenue Group and Business Unit na nstech.
A ferramenta da nstech analisa o comportamento das variáveis em viagens de risco, garantindo maior segurança e eficiência por possuir o maior banco de dados de motoristas e veículos do Brasil, mais de 500 fontes de pesquisa e processo de verificação em 20 minutos, enquanto outras soluções podem levar até 24 horas.