rês fatores são decisivos para o sucesso das principais marcas globais em vendas: aumentar conversões, reduzir fraudes e minimizar custos. Para equilibrar essa equação, a Adyen, principal provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas no Brasil, apresenta o Adyen Uplift, uma solução baseada em inteligência artificial (IA) que já demonstra impactos significativos em eficiência e ganhos financeiros.
Testada por mais de 60 empresas ao redor do mundo — incluindo Patagonia, On, Indeed e Nord Security — a solução, lançada nesta quarta (16) no mercado brasileiro, proporcionou um aumento médio de 6% nas taxas de conversão de transações de pagamento online. O conjunto de modelos de IA entregou também maior eficiência na gestão de risco: reduziu em 86%, em média, o volume de regras manuais, com 35% dos clientes eliminando as por completo, gerando economia de tempo e recursos.
“Temos clientes globais que antes operavam com mais de 500 regras manuais e que agora contam com apenas uma”, conta Thais Fischberg, presidente da Adyen na América Latina. “Se considerarmos o perfil das empresas que trabalham conosco, mesmo os clientes que processam o menor volume, teriam cerca de R$ 6 milhões a mais em vendas ao ano e uma economia significativa nos custos de processamento — sem mudar nada além de adotar a IA”, acrescenta.
Acesso à base de dados ampla otimiza o processo de pagamento
O Adyen Uplift redefine a otimização de pagamentos ao integrar inteligência artificial ao vasto ecossistema de dados da plataforma global da Adyen, que, em 2024, transacionou mais de um € 1.2 trilhão em pagamentos das maiores empresas do mundo. A solução é projetada de forma a possibilitar que modelos de IA troquem informações e aprendam com as decisões um do outro, criando uma complexa rede de dependências. Por exemplo, a experiência de pagamento oferecida a um cliente depende do risco previsto, que por sua vez é influenciado pelo resultado da autenticação, e pela escolha das vias de pagamento. Isso também determina a estratégia de nova tentativa, caso o pagamento falhe.
“O compartilhamento de consciência e conhecimento em tempo real e o vasto ecossistema de dados da Adyen possibilita que o Adyen Uplift esteja em constante evolução. Trata-se de uma mudança do paradigma de performance de pagamentos, não só no Brasil, mas em todos os países onde atuamos”, analisa Fischberg.
A escalabilidade da solução também permite uma abordagem mais eficiente na identificação de compradores. Sempre que uma marca recebe um novo cliente, há mais de 90% de chance da Adyen já conhecer aquela combinação de dados, validando rapidamente a legitimidade da transação. Isso possibilita um checkout mais ágil para compradores legítimos, ao mesmo tempo em que fortalece a prevenção contra fraudes, eliminando a necessidade de regras manuais e reduzindo a carga operacional das equipes.
Além disso, a solução decide dinamicamente a melhor via de autenticação para cada pagamento, como a utilização do protocolo 3DS ou Data Only, por exemplo, sempre com o objetivo de equilibrar o grau de risco e uma experiência com menos fricção para o consumidor. Essa abordagem integrada permite que cada transação passe por múltiplos pontos de decisão da IA – entre dois e cinco, em média – com um tempo de resposta de apenas 20 milissegundos, garantindo velocidade e eficiência.
“Equilibrar risco, conversão e custos gerava um dilema constante para as empresas — até agora”, afirma Rodrygo Moço, Head de Produto da Adyen LATAM. “A implementação da tecnologia está sendo feita de forma gradual, com diferentes módulos sendo disponibilizados ao longo dos próximos meses e uma interface integrada que sugere otimizações e permite testes controlados pelos clientes”, complementa Moço.
O desenvolvimento do Adyen Uplift e incorporação da IA na tecnologia de pagamentos marca um avanço significativo para o e-commerce, à medida que o mercado observa um aumento expressivo no valor transacionado em compras remotas, o que exige uma adaptação das empresas para lidar com o alto volume de dados. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), por exemplo, o valor total transacionado em compras remotas em 2024 aumentou 17.9% em relação ao ano anterior, totalizando 979 bilhões. Neste cenário, há uma necessidade das empresas em se adaptarem às mudanças do setor e dos consumidores com o processamento inteligente e eficaz de dados, utilizando plataformas que integrem IA com um ecossistema robusto de informações em tempo real.
Redução de custos para grandes empresas
Os benefícios do Adyen Uplift vão além da conversão e segurança. A solução também gera economia direta para os lojistas ao bloquear com mais precisão transações fraudulentas, reduzindo custos operacionais e de processamento e contendo índices de chargebacks.
O lançamento do Adyen Uplift marca cinco anos desde que a Adyen começou a desenvolver seus próprios modelos de inteligência artificial para aprimorar a performance de pagamentos dos clientes, buscando promover a eficiência operacional e maior conversão. Com o avanço dessa tecnologia, a Adyen trabalha para que a IA permita checkouts cada vez mais personalizados, futuramente ranqueando automaticamente os métodos de pagamento mais eficientes para cada lojista e consumidor.
Nova IA para pagamentos gera aumento de 6% de taxa de conversão de grandes varejistas
Share.