A TôGarantido.com.br, startup brasileira de seguros de vida feitos para usar, que recentemente foi acelerada pelo Catalyst Fund, iniciativa apoiada pela Fundação Bill & Melinda Gates, JP Morgan Chase e Fundação Rockefeller, une-se agora à Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo, para dar um passo em direção à consolidação de um produto inédito no País, voltado à inclusão das classes menos favorecidas ao mercado de seguros.
Diferente da cultura e dos formatos atuais do mercado nacional, a intenção do novo produto – que será comercializado a partir de R$39,90/mês – é mirar nos públicos das classes C e D e oferecer, além dos pacotes que cobrem o segurado em situação de perda de saúde – necessidade de internação, doenças graves etc -, também um acesso privilegiado a serviços de saúde com preços acessíveis e populares durante a vigência da apólice.
“O Produto não é um plano de saúde, mas uma alternativa econômica para quem não consegue contratar os planos de saúde tradicionais, por isso, fomos escolhidos pelo Catalyst Fund e agora pela Chubb, já que, por meio da parceria com a Chubb Brasil e a Vida Class, ofereceremos ao consumidor de baixa renda seguros que tenham grande impacto social e atendam suas maiores necessidades de proteção financeira nos momentos de doença ou incapacidade de trabalhar”, conta Felipe Cunha, CEO da TôGarantido.
Para a criação desses produtos foram realizadas uma série de workshops no Jardim Ângela (extremo sul da capital paulista), além de pesquisas quantitativas realizadas na internet com centenas de consumidores online. Para a TôGarantido, é essencial que o mercado de seguros busque cada vez mais entender o perfil desse novo cliente digital e crie seguros cada vez mais “centrados no cliente”.
“Em função de que será comercializado em grandes quantidades, o produto vai proporcionar coberturas de serviços de grande relevância a preços acessíveis. A novidade permitirá que milhões de brasileiros acessem pela primeira vez os benefícios do universo do seguro. As fronteiras desse mercado no Brasil não serão mais as mesmas depois desse lançamento”, diz Paulo Pereira, Vice Presidente – Multilines da Chubb Brasil.
Segundo Cunha, o maior desafio é poder tangibilizar os seguros ao consumidor de baixa renda, fazendo que ele perceba benefícios concretos de estar segurado durante toda a vida útil da apólice, não apenas quando ocorre um sinistro. Como, por exemplo, descontos em serviços médicos, onde será possível ter acesso a uma série de exames e atendimento médico por preços acessíveis, a partir de R$ 45 por consulta, dependendo da especialidade escolhida.
Em uma sociedade em constante transformação, com a dinâmica da nova economia, os seguros da empresa serão 100% digitais, podendo ser adquiridos online ou pelo celular, por meio de um sistema dotado de inteligência artificial e o auxílio de chatbot para interação.
“Atualmente, poucas empresas conseguiram enxergar como se comportam os consumidores atuais, em especial os das classes C e D, que hoje trabalham por meio de aplicativos e outros sistemas. Eles estão totalmente inseridos digitalmente, o que cria a oportunidade de oferecer digitalmente, seguros de qualidade e preço acessível para que eles tenham uma proteção financeira nos momentos de adversidade e estejam menos sensíveis a perderem benefícios conquistados anteriormente por conta de uma redução da renda familiar atual”, completa Cunha.