Grandes corporações compartilham ao menos 25 mil ativos digitais com terceiros por ano

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Levantamento inédito da Yapoli mapeou o consumo de materiais digitais em uma grande corporação; Startup tem como clientes gigantes como Havaianas e Via

 Em tempos de transformação digital acelerada, em que o acervo de arquivos nas empresas está armazenado na chamada nuvem na web, a Yapoli, referência em tecnologia Digital Asset Management (DAM), mostra, em levantamento inédito sobre consumo de materiais digitalizados, que grandes empresas compartilham ao menos 25 mil vezes seus ativos digitais com pessoas de fora de suas organizações. A pesquisa, realizada por meio da base de dados da startup, detalha ainda que essas empresas costumam realizar, no mínimo, 122 mil downloads e 170 mil buscas por materiais anualmente.

O mapeamento ajuda a dar luz no montante de materiais digitais que são diariamente utilizados nas empresas e, também, traz um alerta sobre os prejuízos que a falta de gerência desses ativos geram para as organizações. A Yapoli calcula que empresas com média de 700 colaboradores perdem cerca de R$ 1 milhão de reais a cada ano por causa da bagunça e da má utilização de seus materiais.

“É sabido que um terço dos arquivos digitais de uma grande corporação não são usados, são subutilizados ou veiculados fora de vigência. Além de prejuízos com eficiência, há também preocupação com a falta de segurança, que pode gerar graves problemas jurídicos relacionados à vigência dos direitos de uso e até mesmo o enquadramento na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, destaca o CEO da Yapoli, Adalberto Generoso.

Grandes empresas estão de olho no DAM

Atualmente, uma das ferramentas mais visadas pelas empresas é o DAM, uma categoria de software que consiste em padronizar e distribuir arquivos digitais para que todos os envolvidos nos processos da companhia possam consumir ativos digitais sempre atualizados e centralizados. De acordo com relatório da IDC em parceria com a Adobe, 79% das empresas que usam o DAM aumentaram o faturamento em 10% ou mais, enquanto 86% afirmaram ter reduzido os riscos jurídicos.

Os resultados da pesquisa só corroboram o porquê do mercado de DAM estar em crescimento no Brasil. Somente em 2022, a Yapoli aumentou o faturamento em 100% e pretende crescer em 300% até dezembro.

Fundada em 2018, a startup oferece aos seus clientes – gigantes como Havaianas, Flamengo, C&A, Via e Portobello – uma plataforma de gestão na nuvem que cria uma camada de segurança no compartilhamento de informações e tudo aquilo que possa ser armazenado como fotos, vídeos, documentos e contratos. “Estamos em um momento de crescimento e temos certeza que cada vez mais as empresas olharão a Yapoli como a solução para a governança e taxonomia do seus negócios”, finaliza Adalberto.

Share.

Leave A Reply