Por Igor Castro
Os sistemas de mensageria evoluem a passos rápidos a cada ano. Novas plataformas e canais de comunicação instantâneos ganham cada vez mais aderência no mercado, enriquecendo a experiência do usuário e sua relação com suas marcas prediletas. Os benefícios de adotá-los nas estratégias de crescimento são inegáveis – mas, nem todas as empresas parecem estar abertas a incorporar essas tendências.
Provocações intensas vem sendo trocadas, recentemente, entre o Google e a Apple no que diz respeito ao desinteresse desta segunda em adotar o protocolo de mensageria do RCS (Rich Communication Service) ao iMessage – alegando a inexistência de demanda de seus usuários pela implementação da tecnologia que, hoje, está apenas disponível para aparelhos Android. O motivo, contudo, não foi bem aceito pelo Google, que vem compartilhando “cutucadas” frequentes, ressaltando os benefícios que a gigante de tecnologia poderia adquirir com este protocolo que, nos últimos anos, ganhou imensa força.
Apesar de ainda ser relativamente novo no mercado quando comparado com outros sistemas de mensageria, o RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que oferece uma comunicação muito mais completa aos seus usuários. Com ele, empresas e pessoas podem se comunicar de forma mais simples e eficiente através de mensagens que permitem o envio de textos, imagens, gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Tudo isso de maneira mais interativa e personalizada.
Considerando ainda as crescentes ondas de crimes virtuais envolvendo roubos e vazamentos de dados, o RCS eleva a segurança na comunicação entre as partes por meio de um selo de autenticidade assegurado pelo próprio Google. Assim, cada mensagem emitida contém a logo e nome da empresa com sua verificação ao lado, como garantia de segurança ao usuário ao receber esse conteúdo das marcas sem correr o risco de se comunicar com fraudadores e criminosos.
Quando comparamos essas características as do iMessage, o sistema da Apple deixa a desejar nesses e em outros quesitos. Apesar de a troca de mensagens diretas entre iPhones ser, de fato, segura e visivelmente agradável pelo reconhecimento dos usuários com os mesmos aparelhos pelos blue bumbles (bolhas azuis), qualquer envio de textos para Androids será exibida em green bumbles (bolhas verdes), o que pode levar muitos à confusão e gerar uma experiência desagradável.
Ainda, essa comunicação entre sistemas operacionais distintos não garante criptografia de ponta a ponta, o que eleva as chances de abertura de falhas em sua segurança. O próprio vice-presidente sênior das plataformas do Google, Hiroshi Lockheimer, defendeu que impedir que os usuários do iPhone tenham acesso a funcionalidades de segurança melhoradas é o mesmo que danificar a qualidade da oferta de seus serviços aos consumidores – fora a consequente perda em sua credibilidade.
Mesmo alegando a falta de demanda perante seu público, é nítido como as restrições de comunicação impostas entre os diferentes sistemas operacionais incomoda os consumidores, principalmente diante de uma possível solução que poderia melhorar a relação entre as partes, trazendo muito mais segurança na troca de mensagens e que, inclusive, já está sendo adotado por grandes players do mercado.
Muitos outros motivos podem estar por trás da recusa da Apple em seguir uma tendência que já conta com mais de 500 milhões de usuários ativos globalmente. Algo é certo: incorporar o RCS em seu sistema de mensageria elevaria não apenas a experiência dos usuários em trocas de mensagens entre ambos os sistemas operacionais como, principalmente, traria uma maior segurança em seus dados transmitidos. Algo que, hoje, se limita na comunicação entre estes modelos distintos.
O RCS tem se mostrado muito efetivo em diversas aplicações, com recursos que permitem uma melhor interação na troca de conversas diretas entre as pessoas e com suas marcas. Ele certamente é um protocolo de comunicação muito mais adequado aos novos tempos, e restará à Apple acompanhar ou não essa tendência em prol de melhores benefícios para seus consumidores.
Igor Castro é Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.