O uso de Inteligência Artificial (IA) para detectar fraudes em sinistros foi o tema da palestra de Iván Ballón, diretor de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da empresa holandesa Friss.com, nesta quinta-feira (02/8), durante o CQCS Insurtech & Inovação.
“Fraudar um sinistro é muito fácil em qualquer etapa do processo”, alertou Ballón. Especializada em detecção de fraudes e risco, a empresa desenvolveu métodos de análises de dados utilizando-se de IA para tornar os seguros mais honestos. “Porém, não existe Inteligência Artificial sem dados de qualidade. É a base da pirâmide de Maslow da IA”, disse, referindo-se à famosa escala de necessidades humanas.
Para trabalhar com uma base mais ampla de informações, a Friss.com acessa dados externos, além dos próprios. “Estamos conectados a mais de 130 bases de dados externas”, informou. A empresa aprendeu também a buscar novas fontes de coleta de dados, como Internet das Coisas e smartphones, por exemplo. A digitalização foi mais um aprendizado da Friss.com em sua trajetória, com a possibilidade de reportar sinistros pelo telefone.
Com bases mais sólidas, a empresa é capaz de fornecer análises mais claras e fundamentadas. “Acreditamos no white box, onde tudo é transparente; trabalhamos com confiança”, finalizou o executivo.