Dicas simples de cibersegurança para evitar golpes do INSS

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com o avanço da digitalização de serviços públicos, como o acesso a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também cresceu o número de tentativas de golpes envolvendo aposentadorias, pensões e auxílios. Cibercriminosos têm se aproveitado da falta de informação e da familiaridade reduzida com tecnologia de muitos beneficiários para aplicar fraudes por telefone, e-mail e aplicativos falsos.

A fim de contribuir com a proteção da população, a Asper Security, empresa brasileira especializada em cibersegurança e proteção digital, preparou algumas dicas simples e eficazes para evitar cair em golpes relacionados ao INSS.

  1. Desconfie de ligações e mensagens pedindo dados pessoais

O INSS não solicita informações como número do cartão, senhas ou códigos por telefone, e-mail ou WhatsApp. Se receber esse tipo de contato, desligue e não forneça nenhuma informação. Não existem atalhos, desconfie de qualquer contato recebido

  1. Use apenas os canais oficiais do INSS

Para acessar serviços, utilize exclusivamente o portal gov.br/meuinss ou o aplicativo oficial “Meu INSS”, disponível nas lojas Google Play e App Store. Evite clicar em links enviados por terceiros.

  1. Ative a verificação em dois fatores na conta gov.br

Isso adiciona uma camada extra de segurança ao acesso aos serviços digitais. A ativação pode ser feita diretamente nas configurações da conta do portal gov.br.

  1. Não compartilhe fotos de documentos em redes sociais ou aplicativos de mensagem

Documentos pessoais, como CPF, RG ou cartão do INSS, nunca devem ser enviados ou compartilhados por canais informais, pois podem ser usados por criminosos para aplicar fraudes.

  1. Oriente idosos e familiares sobre golpes comuns

Golpistas costumam se passar por funcionários do INSS ou bancos. Conversas frequentes com familiares ajudam a prevenir que idosos caiam em fraudes por falta de informação.

“Infelizmente, aposentados e pensionistas são os alvos preferenciais dos criminosos digitais. A melhor defesa é a informação e o uso seguro dos canais digitais oficiais do INSS”, afirma Theo Brazil, CISO (Chief Information Security Officer ou diretor de Segurança da Informação) da Asper.

Share.

Leave A Reply