Cresce a falta de segurança para o transporte de cargas no Rio de Janeiro

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Buonny, que atua na área de gerenciamento de riscos, enfatiza a importância de planos estratégicos para logística

De acordo com a Firjan, em parceria com a CNI, a falta de segurança custou à indústria do Rio Janeiro R$ 8,3 bilhões, em 2017, o que equivale a 6,4% do PIB do setor no estado.

A pesquisa mostra ainda que, praticamente, a metade das indústrias fluminenses passou por algum sinistro (roubo, furto ou vandalismo – 44,5%). Sobre roubos de cargas, 60% das 400 entrevistadas sofreram com o problema.

Dessa forma, R$ 2 bilhões, que representam 25% dos custos das empresas, se referem aos prejuízos; R$ 4,4 bilhões foram gastos com segurança privada e R$ 1,9 bilhão em seguros contra roubo e furtos.

Tecnologia para combater o crime

Diante de números tão assustadores, empresas (transportadoras e embarcadoras) estão investindo fortemente em tecnologia e planos estratégicos para gerenciamento de risco para minimizar problemas.

Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny Projetos e Serviços,, maior gerenciadora de riscos independente do Brasil na área de transporte de cargas, enfatiza que gerenciar riscos tornou-se indispensável para as operações logísticas.

“Por meio de inteligência e tecnologia, os planos de gerenciamento de riscos minimizam qualquer perda ou dano e, por conta disso, algumas ações são de suma importância neste processo, como análise do perfil do motorista, plano de rotas, rastreadores, central de monitoramento, treinamento das pessoas responsáveis pela operação, entre outras”, explica.

“Além do uso da tecnologia, é preciso integrar todas as informações disponíveis no Brasil, órgãos públicos e privados, para que as Polícias possam atuar organizadas e com inteligência, cada uma dentro de sua jurisdição, visando o trabalho preventivo e atendimento das ocorrências informadas em tempo real. Um importante passo foi dado pelo Governo Federal com a publicação do Decreto 8.614 de 22/12/2015 instituindo a Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas para disciplinar a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. O objetivo é integrar informações no Sistema e ações através do Comitê Gestor desta Política, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa vinculado ao Ministério da Justiça”, finaliza.

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