A Coface, líder global em seguro de crédito e pioneira em serviços de informações comerciais, passou a receber crescente demanda de seus clientes relacionada à necessidade de antecipar riscos de inadimplência das empresas. Para atender a essa necessidade, a companhia recorreu a sua reconhecida expertise no gerenciamento de riscos, optou pela utilização de tecnologia avançada e os resultados positivos logo apareceram.
“Quando se trata de avaliar a saúde financeira das empresas e o risco do comprador (DRA – Avaliação de Risco de Devedor), a pontuação é um componente essencial do gerenciamento de riscos”, lembra a companhia. “É por isso que a Coface está constantemente aprimorando seu modelo de pontuação interno. O objetivo: antecipar de forma cada vez mais precisa a probabilidade de inadimplência das empresas. Essa ferramenta de tomada de decisão que a companhia oferece combina a expertise dos cientistas de dados com seus atuários”.
Utilizando tecnologias avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina (“machine learning”), a Coface automatiza parte da produção do DRA, explorando massivamente dados financeiros de empresas originários dos 52 centros de informação enriquecidos ao redor do mundo, assim como de outros provedores de informações externas. Para otimizar a previsibilidade do escore, também é levado em consideração o histórico de inadimplência de pagamentos.
Graças a essa ferramenta de pontuação aprimorada, a Coface oferece a seus clientes a oportunidade de gerenciar seus riscos de forma ainda mais precisa e eficiente utilizando:
-o informações financeiras mais bem qualificadas;
-o análises preditivas refinadas e relevantes;
-o modelagem que pode ser personalizada de acordo com o país em que a empresa está sediada;
-o uma estimativa mais precisa do risco de crédito e decisões de subscrição de risco mais poderosas;
-o uma redução de sinistros por meio de uma melhor previsão de insolvências empresariais.