Clínicas que não utilizam tecnologia para confirmação de consultas apresentam crescimento de 8,5% nas faltas

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O envio de mensagens para confirmação de presença dos pacientes em consultas reduzem as faltas nos períodos de férias. Segundo dados da Linx, empresa do grupo Stone܂Co e especialista em tecnologia para o varejo, as clínicas que utilizam tal tecnologia tiveram um pequeno aumento de 0,64% no absenteísmo entre dezembro e janeiro, comparado a outubro e novembro. O número é considerado baixo para a época do ano, que costuma contabilizar muitas ausências por conta do período de férias. Já os locais que não utilizam o sistema, apresentaram uma alta mais significativa nas faltas, de 8,57%.
De acordo com Bruno Pereira, gerente da vertical de Saúde da Linx, o absenteísmo impacta diretamente o faturamento das clínicas. “As faltas são mais comuns durante as férias por conta da mudança na rotina dos pacientes, que tendem a aproveitar o período para viajar. Esse comportamento impacta o faturamento das clínicas, já que o horário reservado fica perdido e sem possibilidade de agendar outros pacientes. Os sistemas de mensagens ajudam não só a relembrar as pessoas sobre suas consultas, como facilitam o contato com a clínica, possibilitando ao paciente remanejar o atendimento e à clínica ocupar o espaço vago pela ausência avisada previamente. Além disso, essa época é famosa pelo aumento de despesas com pessoas, pois são pagos 13º salários e direitos. O início do ano também marca o pagamento de impostos sobre imóveis e automóveis. Tudo isso, se não bem planejado e cercado por mensagens para garantir menor queda na receita, pode significar começar o próximo ano longe de uma meta financeira ou com prejuízo, o que agrava a situação e consome um caixa que poderia ser destinado ao crescimento do negócio”, afirma.
O estudo da Linx também mostrou que as clínicas que representam beleza e cuidado tiveram um aumento de 47,49% no número de agendamentos. Contudo, as que não utilizam o sistema de mensagens registraram, também, aumento de 8% no absenteísmo. Por isso, Bruno alerta que estabelecimentos com alto volume de agendamentos também devem investir em programas de mensagens, que ajudam a organizar a agenda, otimizam o dia a dia, reduzem o intervalo entre uma consulta e outra e ainda ajudam a manter a saúde financeira. “Nesses casos, o uso do sistema de mensagens é essencial para evitar as ausências e impactos ao financeiro da empresa. Com mais pessoas frequentando a clínica, um nível maior de absenteísmo pode causar grande falta de dinheiro no orçamento. Por isso é tão importante investir em um sistema de mensagens eficaz que reduza essa incerteza, além de ter um bom gerenciamento financeiro”, diz.
O gerente aponta que as clínicas com baixo índice de faltas e um sistema financeiro organizado conseguem gerenciar e acompanhar melhor as necessidades, conquistando resultados mais positivos. “Em cada um dos estudos já feitos, fica comprovado que as empresas que se importam com a gestão automatizada do seu negócio, têm, naturalmente, resultados maiores. Elas gerenciam, acompanham e performam melhor”, explica Bruno.

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