A Botmaker, empresa de soluções de automação conversacional com IA generativa, anuncia o lançamento da solução Agentes de IA, projetada para facilitar o trabalho dos profissionais da área e, ao mesmo tempo, potencializar as capacidades da plataforma com Inteligência Artificial (IA) generativa. A partir de agora, as interações dos usuários são interpretadas pela nova funcionalidade, que possui a capacidade de realizar transações mais eficientes. Para a criação de bots, o processo, que já era no-code, foi ainda mais simplificado e podem ser feitas por meio de prompts, de forma intuitiva e prática. Esse processo é análogo ao treinamento de um novo colaborador: ao fornecer as orientações necessárias, os Agentes de IA são configurados e treinados para atender com precisão às demandas e necessidades de cada usuário.
Assim, o sistema compreende a linguagem natural de forma mais precisa, adaptando o tom de voz e o estilo de comunicação às necessidades de cada cenário. Com os prompts é possível criar interações personalizadas e completas, sem a necessidade de programação complexa, além de desenvolver uma identidade única para o agente. Além disso, a plataforma permite trabalhar de forma híbrida, com agentes 100% autônomos realizando a jornada completa, com fluxos criados por meio de linguagem natural ou com ambos ao mesmo tempo.
“Esse é o nosso principal lançamento do ano e vai revolucionar o mercado. Agora, é possível criar Agentes Autônomos, cada um com sua identidade, para cumprir objetivos específicos sem desenhar processos como, por exemplo, tirar um pedido, agendar um horário, preencher determinadas informações etc. A facilidade na configuração e a gestão de conversas completas proporciona uma experiência muito mais simples, fluida e otimizada para os usuários”, comenta Erick Buzzi, country manager da Botmaker para o Brasil.
A empresa também apresenta a nova interface do painel de construção de bots, o Bot Designer, que conta com um design mais moderno, organizado e intuitivo, que visa otimizar os processos dos designers de bots, a partir de interações mais ágeis e eficientes. “Dessa forma, reforçamos nosso objetivo de democratizar o uso de inteligência artificial conversacional no Brasil com soluções que unem, desde as arquiteturas mais simples às mais complexas. Com essas atualizações, damos mais um grande passo ao futuro”, completa o executivo.
Entre os destaques da atualização está a nova versão da Base de Conteúdo, que carrega mais rapidamente respostas ainda mais precisas. Isso permite que os bots sejam alimentados com informações existentes para interações mais eficazes. Outra inovação dos Agentes de IA são os blocos de texto e áudio gerados automaticamente com IA generativa, que colaboram com a comunicação mais natural, humanizada e adaptada ao contexto.
Mailbots
Recentemente, a Botmaker lançou o Mailbots, ferramenta que cria chatbots responsivos em caixas de e-mail e as transfere para atendentes de forma inteligente, quando necessário. Projetada de acordo com as preferências e os contextos dos usuários, a solução visa automatizar e aumentar a agilidade da comunicação. O canal de e-mail que antes trabalhava com envio de mensagens e recebimento de inputs dos usuários, agora se torna um canal conversacional que pode endereçar várias necessidades de um cliente.
Por exemplo, um cliente de e-commerce, ao receber a confirmação de compra e pagamento pelo canal, pode continuar a mesma cadeia de e-mail pedindo informações como instruções de montagem, reclamações, etc. A funcionalidade no-code permite respostas automáticas com IA generativa, o que possibilita a centralização de canais e o fluxo personalizável ao encaminhar, quando necessário, mensagens para atendentes, tornando a gestão mais ágil e eficiente.
A solução permite também o gerenciamento centralizado em mais de 20 canais, incluindo WhatsApp, Webchat, Messenger e Instagram. Durante o evento de apresentação, Buzzi destacou o potencial da plataforma e a relevância estratégica que os e-mails ainda possuem, principalmente pela rapidez, custo-benefício e integração com outras ferramentas.
“O Mailbots é mais um exemplo da constante evolução e personalização da plataforma. Com isso, atendemos às necessidades únicas de mais de 5 mil clientes em todo o mundo e nossa missão é oferecer soluções em chatbots e automação que vão além das expectativas, proporcionando experiências personalizadas e relevantes para cada cliente,” finaliza Buzzi.