Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis e unico ampliam o acesso à tecnologia antifraude no mercado brasileiro

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Em 2021, mais de R$ 85 milhões em prejuízo foram evitados para o setor por conta da parceria que ampliou o uso da biometria facial. O intuito é democratizar ainda mais o acesso em 2022.

Pixabay

A unico, IDTech líder em soluções de identidade digital, e a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) expandiram sua parceria e evitaram que as locadoras de veículos tivessem, em 2021, um prejuízo de mais R$ 85 milhões causados por fraudes.

 

Com a aquisição no ano passado de 100% das atividades da CredDefense, empresa anti-fraude que utiliza sistema de biometria facial, a unico expandiu sua atuação para o mercado de locadoras de veículos, levando mais segurança e longevidade para os negócios que ficaram protegidos de golpes.

 

Em 2022, a unico, juntamente com a ABLA, pretende democratizar ainda mais o acesso à solução unico|check e trazer inovação via tecnologia para auxiliar as locadoras espalhadas pelo Brasil. A iniciativa visa contemplar todos os negócios igualmente, principalmente por conta do impacto que esse tipo de dano por causar às empresas menores.

 

“Para se ter uma ideia, o tipo de fraude mais comum em locadoras é a não devolução do automóvel, que gera um prejuízo médio de R$ 70 mil. Se uma pequena locadora com uma frota de 10 veículos levar duas fraudes em um ano, tem grande chance de ir à falência. A expansão da parceria entre unico e ABLA quer disponibilizar o acesso à ferramenta de biometria facial para mais locadoras e contribuir com a economia. É um movimento muito interessante para todos, pois se trata de uma tecnologia robusta e que sem a parceria, talvez não fosse possível para negócios menores”, explica Silvia Andrade, Diretora de parcerias e Canais da unico.

 

A aliança funcionará da seguinte forma: a unico irá disponibilizar a tecnologia de biometria facial, por meio do unico|check, para as locadoras associadas a ABLA sem a necessidade de uma franquia mínima. Logo, as mais de 11 mil locadoras, de grande, médio e pequeno porte terão acesso à plataforma. “Para nós, da ABLA, é de extrema importância auxiliar as locadoras do Brasil a evitar fraudes e manterem seus negócios lucrativos. O segmento sofreu transformações e temos altas demandas de aluguel, por exemplo. É preciso garantir que as inovações sejam eficientes e aconteçam de forma segura para o setor”, ressalta a gerente da ABLA e responsável pelas parcerias de negócios da associação, Francine Evelyn.

 

Mercado de locação no Brasil

 

A pandemia da Covid-19 movimentou o mercado de locadoras de automóveis de uma maneira inesperada. Mesmo com a dificuldade na compra de veículos, devido à paralisação das fábricas e a alta nos preços de carros novos, 46,3% das locadoras aumentaram suas frotas e, nos próximos 12 meses, 60,8% das empresas do setor têm intenção de ampliar suas frotas, de acordo com a Pesquisa ABLA/MDA, realizada ao final do ano passado.

 

Um levantamento realizado pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado global, mostrou que o segmento de aluguel e assinatura de carros vem crescendo nos últimos anos. Segundo a empresa, somente em 2021 a procura por aluguel de carros cresceu 56% no país.

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