A nova região da AWS South America (Chile) permitirá que os clientes executem cargas de trabalho e armazenem seu conteúdo com segurança no Chile, atendendo aos usuários finais com latência ainda menor
Clientes ativos no Chile incluem AgroSuper, Universidade Andres Bello, Banco de Chile, Banco Itaú, BancoEstado, BCI Mach, Cencosud, Coca-Cola Andina, Coopeuch, Copec, Data Observatory, Femsa Salud, LATAM Airlines, Salcobrand, Transbank e outros
A Amazon (NASDAQ: AMZN) anunciou hoje (7/5) que planeja lançar uma Região de Infraestrutura da Amazon Web Services (AWS) no Chile até o final de 2026. A nova Região da AWS South America (Chile) oferecerá a desenvolvedores, startups, empreendedores e empresas, bem como a serviços financeiros, varejo, educação, governo e organizações sem fins lucrativos, mais opções para executar suas aplicações e atender usuários finais a partir de data centers localizados no Chile. Como parte de seu compromisso de longo prazo, a Amazon planeja investir mais de US$4 bilhões no Chile para apoiar a construção, conexão, operação e manutenção de seus data centers no país. Para mais informações sobre a AWS Global Infrastructure, visite o site.
“A região AWS South America (Chile) ajudará a atender à crescente demanda por serviços de nuvem em toda a América Latina e no Chile com uma infraestrutura de nuvem segura, confiável e eficiente”, disse Prasad Kalyanaraman, vice-presidente de Serviços de Infraestrutura da AWS. “Com a nova região da AWS, as organizações terão a capacidade de construir com tecnologias avançadas da AWS, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para ajudar a acelerar o crescimento, a produtividade e a inovação. Ao investir em talentos locais, oportunidades educacionais e treinamento em habilidades digitais, temos orgulho de contribuir para o crescimento econômico e a transformação digital do Chile pelos próximos anos.”
“A expansão da infraestrutura da AWS no Chile é um exemplo claro do compromisso do país com tecnologia avançada e inovação, além do trabalho que temos realizado para criar um ambiente onde empresas de tecnologia possam prosperar, com o Plano Nacional de Centros de Dados liderando esse movimento”, disse Aisén Etcheverry Escudero, ministra de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile. “Esse investimento demonstra uma clara confiança em nosso país e um compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a inovação em toda a região.”
- A região da AWS South America (Chile) consistirá em três Zonas de Disponibilidade no lançamento, somando-se às 114 Zonas de Disponibilidade existentes em 36 regiões da AWS globalmente.
- Com o anúncio de hoje, a AWS tem planos para mais 16 Zonas de Disponibilidade e mais cinco Regiões no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e Nuvem Soberana Europeia.
- A região da AWS no Chile será arquitetada para ser soberana por design, assim como a Nuvem AWS tem sido desde o primeiro dia.
- A AWS oferece o portfólio mais amplo e profundo de serviços, incluindo análise, computação, banco de dados, IoT, IA generativa, aprendizado de máquina, serviços móveis, armazenamento e outras tecnologias de nuvem.
- Para apoiar o crescimento da adoção da nuvem na América Latina, a Amazon continua investindo na qualificação de estudantes, desenvolvedores e profissionais técnicos locais, profissionais não técnicos e a próxima geração de líderes de TI no Chile por meio de ofertas como AWS Academy, AWS Educate e AWS Skill Builder. Desde 2017, a Amazon treinou mais de dois milhões de pessoas na América Latina em habilidades de nuvem, incluindo mais de 100.000 pessoas no Chile.
- Como parte de seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento de habilidades digitais, a AWS contratará e desenvolverá pessoal local adicional para operar e dar suporte à nova região da AWS no Chile.
- As organizações no Chile que escolhem a AWS para executar suas cargas de trabalho incluem AgroSuper, Universidade Andrés Bello, Banco de Chile, Banco Itaú, BancoEstado, BCI Mach, Cencosud, Coca-Cola Andina, Coopeuch, Copec, Data Observatory, Femsa Salud, LATAM Airlines, Salcobrand, Transbank e muito mais.
- Os parceiros da AWS no Chile incluem Deloitte, Accenture, NTT, CloudHesive, SoftwareOne, Arkho e outros.
- A Amazon está comprometida em se tornar uma empresa mais sustentável e atingir a neutralidade de carbono em todas as suas operações até 2040, como parte do The Climate Pledge. A Amazon foi co-fundadora do The Climate Pledge e se tornou sua primeira signatária em 2019.
- A região da AWS South America (Chile) será em grande parte resfriada a ar, e a AWS estima que a água será usada nos sistemas de resfriamento apenas por cerca de 4% do ano. No lançamento, a quantidade média de água utilizada será inferior ao equivalente à média de água usada anualmente em duas residências chilenas.
Investimento da Amazon no Chile
A próxima região da AWS South America (Chile) é o mais recente investimento da Amazon no Chile para fornecer aos clientes tecnologias de nuvem avançadas e seguras.
- Em 2019, a AWS lançou um ponto de presença no Amazon CloudFront no Chile. O Amazon CloudFront é uma rede de distribuição de conteúdo altamente segura e programável que acelera a entrega de dados, vídeos, aplicativos e APIs para usuários em todo o mundo com baixa latência e altas velocidades de transferência.
- Em 2021, a AWS lançou uma estação de antena AWS Ground Station em Punta Arenas. A AWS Ground Station é um serviço totalmente gerenciado que permite aos clientes controlar as comunicações via satélite, processar dados de satélite e cargas de trabalho espaciais com mais frequência e escalar as operações de satélite globalmente.
- Em 2021, a AWS lançou o AWS Outposts no Chile. O AWS Outposts é um serviço totalmente gerenciado que estende a infraestrutura da AWS às instalações do cliente. Ao fornecer acesso local à infraestrutura gerenciada pela AWS, o AWS Outposts permite que os clientes criem e executem aplicativos no local usando as mesmas interfaces de programação das regiões da AWS para uma experiência híbrida verdadeiramente consistente.
- Em 2023, a AWS estabeleceu um local do AWS Direct Connect no Chile, permitindo que os clientes estabeleçam conectividade privada entre a AWS e seu data center, escritório ou ambiente de colocation.
- Em 2023, a AWS expandiu sua infraestrutura no Chile com o lançamento de uma unidade AWS Local Zones em Santiago. As AWS Local Zones são um tipo de implantação de infraestrutura da AWS que coloca computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços selecionados mais próximos de grandes populações, indústrias e centros de TI, permitindo que os clientes entreguem aos usuários finais aplicações que exigem latência de um dígito de milissegundos.
Infraestrutura de nuvem segura, confiável e com baixo consumo de energia
As Zonas de Disponibilidade estão localizadas suficientemente distantes umas das outras para oferecer suporte à continuidade dos negócios dos clientes, mas próximas o suficiente para fornecer baixa latência para aplicações de alta disponibilidade que utilizam múltiplas Zonas de Disponibilidade. Cada ZD possui energia, refrigeração e segurança física independentes, e é conectada por meio de redes redundantes de latência ultrabaixa. Os clientes da AWS focados em alta disponibilidade podem projetar seus aplicativos para execução em múltiplas ZDs, a fim de obter uma tolerância a falhas ainda maior.
A AWS trabalha constantemente em maneiras de aumentar a eficiência energética de seus data centers — otimizando o design dos data centers, investindo em chips específicos e inovando com novas tecnologias de refrigeração. Um relatório da Accenture, encomendado pela AWS, estima que a infraestrutura da AWS é até 4,1 vezes mais eficiente do que a on-premises e, quando as cargas de trabalho são otimizadas na AWS, a pegada de carbono associada pode ser reduzida em até 99%. Para mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da AWS, visite nosso site.
A região da AWS South America (Chile) permitirá que clientes com preferências ou requisitos de residência de dados armazenem seu conteúdo com segurança no Chile, alcancem latência ainda menor e atendam à demanda por serviços de nuvem em toda a América Latina. Clientes, desde startups a grandes empresas, passando por organizações governamentais e sem fins lucrativos, poderão utilizar tecnologias avançadas do principal provedor de nuvem do mundo para impulsionar a inovação, reduzir custos e acelerar a transformação.