*Somente 44% das seguradoras têm um orçamento atribuído a esta questão*
FRISS, (www.friss.eu/en) líder domercado europeu em software de análise de fraude, risco e conformidade para
seguradoras de bens e acidentes, analisa as prioridades das seguradoras para o 2018.
As seguradoras indicam que a luta contra a fraude tem prioridade em sua
organização. Em particular, os departamentos de sinistros prestam grande
atenção para lutar contra a fraude. No entanto, um estudo também mostra que
apenas 44% das companhias de seguros têm um orçamento específico para essa
questão. Agora que a consciência está aumentando, no 2018 poderia ser o
tempo de começar, de modo a não ficar atrás.
*Cultura anti-fraude*
Uma cultura anti-fraude é fundamental para superar esses desafios. Esta
cultura deve ser promovida pela alta administração. Eles devem começar e
exaltar aqueles que estão fazendo um ótimo trabalho na luta contra a
fraude. Além disso, eles devem alinhar os indicadores de desempenho. Os
ajustadores de sinistros geralmente são medidos de acordo com a velocidade
de processamento de pedidos e satisfação do cliente. Se você também possui
o indicador chave de desempenho (KPI) para descobrir a fraude, fazer isso
implica que você deve fazer perguntas adicionais durante o processo com o
cliente. Isso contradiz outros KPIs. Se você alinhar, você pode conseguir
muito.
Dar treinamento aos funcionários em toda a organização, por exemplo, sobre
como reconhecer possíveis fraudes, também não é uma prática comum. Os
departamentos de reivindicações, os de subscrição e as unidades especiais
de investigação também devem ser encorajados. Quanto menor o compromisso na
luta contra a fraude, mais vulneráveis serão as seguradoras para que
potenciais autores de fraude se tornem parte do portfólio. Um maior
compromisso e mais habilidades de detecção de fraude contribuem para uma
estratégia com a qual a fraude pode ser prevenida, em vez de ter que
resolvê-la já dentro das carteiras de seguro. O treinamento também
estimulará as comunicações cruzadas entre os departamentos, que ajudam a
difundir a aprendizagem na organização.