As competências técnicas e comportamentais são importantíssimas no mercado de vendas. Pensando nisso, a MAG seguros — companhia especializada em seguro de vida e previdência com mais de 185 anos de atuação ininterrupta no Brasil — por meio da MAG Universidade, destacou aos seus corretores parceiros formas de tirar o melhor proveito dessas habilidades no mercado segurador.
A MAG Universidade apresentou as principais diferenças e significados dos termos hard e soft skills. O primeiro refere-se às capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, entre outros, e o segundo — as soft skills — são habilidades pessoais que um profissional possui, mas que não podem ser identificadas ou comprovadas por meio de certificações ou cursos.
“As soft e hard skills são muito importantes no nosso processo de vendas, principalmente em relação à comunicação, no ato de saber ouvir o cliente. Reconhecer a importância e desenvolver essas competências pode elevar muito a performance do corretor”, destaca Luciana Rosa, gerente de Gestão de Talentos Comerciais.
Além disso, a iniciativa abordou também sobre como os corretores podem desenvolver essas habilidades para maior assertividade no processo de vendas. “As hard skills auxiliam na prospecção e qualificação de clientes, funil e objeções de vendas. Já com as soft, desenvolvemos a capacidade de ter empatia e construir relacionamento com os clientes, para mais ouvir do que falar e, assim, entender, de fato, o que ele precisa”, finaliza Luciana.