ESTOCOLMO 26/3/2025 –
A Suécia incorporou a redução de danos do tabaco na política de saúde pública após se tornar a primeira nação a comprovar que é o caminho mais efetivo para um futuro sem fumo.
Graçasàposição da Suécia sobre alternativas mais segurasànicotina, somente 4,5% dos adultos nascidos na Suécia fumam ao ano, abaixo do limite de 5% para pessoas que não fumam.
Este sucesso levou o Parlamento a adotar formalmente a redução de danos, ao reforçar o papel da Suécia como líder mundial na inovação em saúde pública.
O Dr. Delon Human, líder da Smoke Free Sweden, disse:
“Os suecos participaram de um longo experimento de redução de danos, que proporcionou provas irrefutáveis de que substituir o fumo por nicotina sem fumaça reduz drasticamente as doenças, as incapacidades e as mortes prematuras relacionadas ao fumo, um ganho líquido para a saúde pública, enquanto reduz as despesas.”
“Com a política de redução de danos agora na Suécia, cada decisão de saúde pública irá refletir este enfoque. Outros países devem adotar o modelo da Suécia sem mais demora.”
Em vez de reduzir o consumo de tabaco, a Suécia agora prioriza a redução de danos ao estimular os fumantes a mudar para alternativas mais seguras, como snus, sachês de nicotina e vapes.
Adotada pelo Parlamento em dezembro de 2024, a política estabelece:
“… a política do tabaco deve considerar os diversos efeitos nocivos de diferentes produtos. Os cigarros representam um risco maioràsaúde do que a nicotina sem fumaça… Isso deve ser refletido na tributação e nas metas políticas.”
A Suécia já aplicou a tributação com base em risco, ao reduzir o imposto especial de consumo sobre o snus e aumentar o mesmo sobre os cigarros.
“A adoção formal da Suécia em reduzir danos é um marco internacional”, disse o Dr. Human. “Com taxas de tabagismo de 5,3%, a Suécia se encaminha para se tornar o primeiro país livre do fumo. Os responsáveis por formulação de políticas sobre a redução de mortes relacionadas ao tabagismo devem seguir o exemplo.”
O sucesso da Suécia é notável. Entre os cidadãos suecos nascidos em outros lugares da Europa, a taxa de tabagismo é de 7,8%, menos de um terço da média da UE. Os benefícios para a saúde pública significam que a Suécia tem 41% menos casos de câncer do que a média europeia e 44% menos mortalidade relacionada ao tabaco.
Outros países que aplicam o modelo da Suécia estão vendo resultados semelhantes. A Nova Zelândia reduziu quase pela metade as taxas de tabagismo (12,2% em 2018 para 6,9% em 2024) promovendo o vaping, enquanto o Japão viu uma queda de 43% nas vendas de cigarros de 2015 a 2020,àmedida que os fumantes mudaram para produtos de tabaco aquecido. No Reino Unido, quase três milhões pararam de fumar usando vapes em cinco anos.
O Dr. Human conclui: “Em todas as discussões sobre o controle do tabaco, os reguladores deveriam se perguntar: ‘Como os suecos fizeram história no tabagismo, enquanto salvaram vidas?'”
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250325466717/pt/
Contato:
Jessica Perkins
Fonte: BUSINESS WIRE