São Paulo, SP 24/3/2021 –
Segundo a IFC/COBRECOM, é possível reduzir custos com as linhas elétricas ao empregar condutores com esse tipo de material isolante
Para ter fios e cabos elétricos de qualidade, durabilidade e segurança garantidas não basta apenas que eles sejam fabricados com cobre com alto grau de pureza. E tão importante quanto o cobre utilizado está o material usado para a isolação dos condutores elétricos.
Hilton Moreno, professor, engenheiro eletricista e Consultor Técnico da IFC/COBRECOM, explica que a função básica da isolação é confinar o campo elétrico resultante da tensão aplicada aos fios e cabos em seu interior, ou seja, com a aplicação de um material isolante ficam praticamente eliminados os riscos de choques elétricos e curtos-circuitos.
Entre os diversos tipos de isolações utilizadas no mercado atualmente está o composto termofixo HEPR – “High Grade Ethylen Propilene Rubber” (“Borracha etileno-propileno de alto grau”).
“O material possui excelente rigidez dielétrica e sua flexibilidade é muito grande mesmo em temperaturas baixas. Além disso, apresenta uma resistência excepcional às descargas e radiações ionizantes, mesmo em condições de calor. Suas perdas (no dielétrico) são baixas e possui uma resistência à deformação térmica que permite temperaturas de 250 °C durante os curtos-circuitos”, ressalta Moreno.
Vale lembrar que o HEPR possui as mesmas características do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica e ambos são bastante flexíveis e fáceis de trabalhar.
Rosevaldo Toaliari, Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM, esclarece que a isolação em HEPR permite temperaturas de até 90 ºC em regime permanente, 130 ºC em caso de sobrecarga e 250 ºC quando em curto-circuito; oferece mais resistência à ionização do que os outros compostos (PVC e Polietileno); apresenta baixa dispersão dielétrica; e é praticamente isento do fenômeno “treeing” (arborescências que se formam no material isolante provocando descargas parciais e deterioração do material isolante.
Segundo Moreno, as características que diferenciam o HEPR do PVC são principalmente quanto às temperaturas máximas de operação do cabo em regime contínuo, sobrecarga e curto-circuito, que são muito maiores no caso do HEPR; o material também permite, por exemplo, reduzir a seção nominal do cabo isolado em HEPR em relação a um cabo isolado em PVC.
“Essa redução de seção nominal, por sua vez, implica em diminuições dos tamanhos de eletrodutos, eletrocalhas, leitos que acomodam os cabos em seu interior, reduzindo espaços e custo total da instalação”, revela o Consultor Técnico da IFC/COBRECOM.
Outra vantagem é que o HEPR possui também boa característica no que diz respeito ao envelhecimento térmico, o que permite conservar densidades de corrente aceitáveis quando os cabos funcionam em temperatura ambiente elevada.
Tipos de obras que necessitam de cabos com isolação em HEPR
“Como a grande vantagem do HEPR é ter temperaturas de operação maiores do que o PVC, isso resulta na possibilidade de conduzir maiores correntes elétricas para a mesma seção de condutor – um cabo 25 mm² em HEPR, por exemplo, conduz mais corrente elétrica que um cabo 25 mm² em PVC. Além disso, os cabos isolados em HEPR são muito indicados para os circuitos elétricos que vão transportar muita energia elétrica, que é o caso das instalações industriais, comercias de grande porte como shopping centers, hospitais, aeroportos, arenas esportivas, dentre outras”, revela Moreno.
Já o Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM explica que, embora os cabos com isolação em HEPR tenham algumas características superiores em comparação com os que possuem isolação em PVC, não há a necessidade de utilização do material em instalações residenciais.
“Em instalações elétricas de casas, os cabos isolados em PVC, que têm temperatura de operação em regime permanente de 70 ºC e tensão nominal de 750 V são adequados para o uso com segurança”, completa Toaliari.
Os cabos isolados em HEPR podem ser instalados ao ar livre, como em eletrodutos, eletrocalhas, bandejas, leitos e perfilados, ou enterrados.
Normas Técnicas
Todos os fios e cabos elétricos com isolação em HEPR devem ser construídos de forma a atender os requisitos da norma NBR 7286 ou NBR 13248.
“A norma NBR 7286 exige que os carretéis e rolos dos cabos indiquem que são cabos em HEPR e a NBR 6251 exige que o tipo de isolação (HEPR, no caso) seja gravado sobre a cobertura do cabo”, diz Hilton Moreno.
“A norma exige que ao longo do cabo seja gravado quais materiais compõem o cabo. Exemplo Cabo GTEPROM NBR 7286: cobre – HEPR – PVC / ST2; e para o Cabo SUPERATOX NBR 13248: COBRE – HEPR – SHF1, sendo que esta gravação é encontrada ao longo de todo o lance do cabo”, afirma Rosevaldo Toaliari.
Cabos da IFC/COBRECOM com isolação em HEPR
Com unidades fabris em Itu/SP e Três Lagoas/MS, a empresa disponibiliza diversos condutores elétricos com isolação em HEPR.
Entre eles estão o Cabo GTEPROM Flex 90 ºC 0,6 / 1 kV; o Cabo Multinax Flex HEPR 90 ºC 0,6 / 1 kV; e o Cabo Superatox Flex HEPR 90 ºC 0,6 / 1 kV.
IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 – 0800-7023163
Website: http://www.cobrecom.com.br