São Paulo, SP 16/3/2021 – O Inbound Marketing é uma técnica de comunicação digital, que tem como principal objetivo atrair determinado público-alvo para os produtos da marca.
O ramo médico também é muito beneficiado pelo inbound marketing. Entender a melhor forma de usá-lo na venda de equipamentos é indispensável para um resultado de sucesso.
A comunicação digital trouxe bons resultados de vendas por um valor acessível. Desde os itens mais simples, até equipamentos de alta complexidade, todos encontram na internet uma plataforma eficaz de comercialização.
No entanto, para atingir tais resultados, é necessário implementar uma série de estratégias e ações, que transformem simples navegadores em potenciais clientes. Sendo assim, é neste cenário que o inbound marketing se torna um dos protagonistas.
Mas os benefícios do marketing não se limitam apenas ao volume de vendas e clientes. Através destas ferramentas, é possível entender melhor qual é o público-alvo, marcar presença de mercado e variar as opções de comunicação.
Desse modo, o inbound marketing, seus principais benefícios na venda de equipamentos médicos e como executar as ações de vendas de uma forma bastante eficaz serão abordados a seguir.
O que é inbound marketing
Pois bem, antes de entender como o inbound marketing pode ajudar no impulsionamento de vendas de equipamentos médicos, é preciso entender um pouco mais sobre o tema.
Desse modo, pode-se dizer que o inbound marketing é uma técnica de comunicação digital, que tem como principal objetivo atrair determinado público-alvo para os produtos da marca.
Entretanto, diferentemente da publicidade e propaganda, o marketing de atração não se limita a apenas ofertar o produto e gerar interesse de compra. Aqui o principal objetivo é fazer o consumidor se interessar pelo tema, ficar próximo da marca ou produto e identificar ela como autoridade naquele segmento.
Para isso são necessárias produções de conteúdo, principalmente texto e imagem, oferecer canais de comunicação, criar plataformas de divulgação dos produtos, sempre dentro das estratégias já definidas.
Cuidados com as regras do Conselho Federal de Medicina
O mercado de equipamentos médicos tem ainda bastante espaço para evolução. No entanto, é preciso lembrar que a medicina exige o cumprimento da cartilha de ética da categoria.
Sendo assim, é importante que as estratégias de inbound marketing sigam o Manual de Publicidade Médica . O cumprimento do manual se estende a toda a área, mesmo que muitas das regras deste manual sejam direcionadas exclusivamente aos médicos.
Além disso, promover ações de marketing que estejam alinhadas com os valores éticos também colabora na confiança que os clientes terão na empresa.
Desse modo, é interessante observar na lista a seguir o que o Conselho Federal de Medicina não recomenda em materiais de marketing e divulgação de produtos e serviços:
Garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica;
Expor pacientes para divulgação nas redes sociais ou quaisquer outras plataformas;
Usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;
Publicar informações que vão causar alarde na sociedade;
anunciar equipamentos para mostrar superioridade à concorrência;
Benefícios do marketing na venda de equipamentos médicos
Conforme foi mencionado, o inbound marketing oferece muitas outras vantagens, além de aumentar as vendas de equipamentos médicos.
Empresas que fornecem produtos e equipamentos costumam já ter uma gama de clientes fidelizados. Estes clientes serão mantidos e terão até mais assiduidade com o uso do marketing, mas o principal foco é diversificar o público e variar as opções de vendas. Além disso, o inbound marketing também é fundamental para a redução de custos da empresa.
Manter uma estrutura física e equipe de profissionais de vendas presencial tem um custo elevado, desde o aluguel do espaço, até as comissões dos vendedores. Abaixo, é possível observar alguns benefícios do inbound marketing na venda de equipamentos médicos:
Prospecção de novos clientes;
Segmentação do público-alvo, conforme objetivos;
Diversificação de clientes, não ficando apenas com aqueles já fidelizados no “boca a boca”;
Redução de custos com equipes de vendas presenciais;
Identificação de potenciais concorrentes;
Relatórios e estatísticas que permitem avaliação dos resultados.
Como vender equipamentos médicos com inbound marketing
Uma das vantagens de investir no inbound marketing é a variedade de canais de comunicação com o público-alvo. A captação de novos consumidores pode ser feita em mais de uma frente, aumentando as chances de conversão.
Os conteúdos relevantes, que informam sobre como funcionam os equipamentos médicos e seus benefícios, ajudam no entendimento da importância de adquirir tais produtos com uma empresa confiável.
Portanto, vale a pena apostar em um site e blog, que devem hospedar estes conteúdos informativos. Já numa segunda etapa, o e-mail marketing é fundamental para aplicar técnicas de persuasão, deixando o cliente ainda mais convicto da escolha.
Ademais, no inbound marketing é indicado também por oferecer canais de contato, para que dúvidas, sugestões e críticas sejam enviadas. Com este feedback devem ser feitos os ajustes necessários nas estratégias de vendas.
A seguir, estão alguns passos importantes para vender equipamentos médicos com o uso do marketing:
Criação um site acessível e prático;
Busca por entender as necessidades e demandas do público-alvo;
Manter abertos canais de comunicação para os clientes;
Desenvolver um blog com informações úteis sobre equipamentos médicos;
Investir em marketing de conteúdo, principalmente com o uso de SEO e Copy;
Marcar presença nas redes sociais, sempre com conteúdos ricos;
Investir no e-mail marketing para atrair o público-alvo até o produto.
Website: https://www.legions.biz/