Kapsch TrafficCom continua sua expansão em toda a América Latina

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

9/3/2021 – Nosso objetivo no Brasil é ampliar nossa presença com sistemas inteligentes de transporte e pedágios em todo o país. Oferecer agilidade, segurança e qualidade

Com uma presença significativa nas áreas de pedágio e mobilidade urbana inteligente na América Latina, a austríaca Kapsch TrafficCom traz também ao Brasil o que há de mais avançado em termos de sistemas inteligentes de gestão de tráfego e pedágios.

Com uma presença significativa nas áreas de pedágio e mobilidade urbana inteligente na América Latina, a austríaca Kapsch TrafficCom traz também ao Brasil o que há de mais avançado em termos de sistemas inteligentes de gestão de tráfego e pedágios. Como resultado dessa aposta no potencial do mercado brasileiro, a empresa vem acumulando conquistas nos últimos meses com suas soluções inovadoras em vários projetos no Brasil.

“Nosso objetivo no Brasil é ampliar nossa presença com sistemas inteligentes de transporte e pedágios em todo o país. Oferecer agilidade, segurança e qualidade nas viagens tanto nos centros urbanos como em rodovias é nosso expertise e acreditamos que temos muito a agregar no mercado brasileiro”, afirma Fabio Mazaro Júnior, Presidente da Kapsch no Brasil.

No México, a Kapsch conquistou o contrato para implementar o pedágio com sistema eletrônico de cobrança nas rodovias do “MRO Paquete Nordeste”. Por estar na fronteira com os EUA, esta é uma das malhas rodoviárias mais movimentadas do país. A implantação da cobrança eletrônica de pedágio tem sido uma tendência crescente na América Latina, que se intensificou com a pandemia de COVID-19 pela necessidade de se evitar o contato através do dinheiro vivo.

No Equador, a capital Quito optou pela mais avançada solução que a Kapsch oferece em pedágios: o primeiro pedágio de fluxo livre (Multi-Lane Free-Flow) do país entrou em operação em novembro de 2020. Agora, os usuários só precisam ter um dispositivo tag associado ao veículo para transitar livremente, sem retenções. O novo pórtico de pedágio de fluxo livre de quatro faixas também é reversível, permitindo mudanças na direção do tráfego sob demanda.

Na Colômbia, embora presente há apenas três anos, vem ganhando vários projetos importantes, tanto de pedágio, como de ITS (Sistema Inteligente de Transporte). Em setembro, a empresa realizou sua primeira entrega de ITS. Em Medellín instalou seu sistema de ITS para túneis, DYNAC®, que garante segurança de última geração em dois túneis subterrâneos construídos como parte de um importante projeto de transformação urbana da cidade, Parques del Rio.

O sistema coleta dados de tráfego em tempo real e os entrega aos centros de controle, permitindo que os operadores detectem e respondam a congestionamentos, incidentes e situações de emergência. A informação pode então ser disseminada rapidamente para que os motoristas possam tomar decisões de rotas alternativas.

No Brasil, a empresa implementou vários Sistemas de Controle de Tráfego Centralizado em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Farroupilha, Macapá, Fortaleza, Belo Horizonte, Contagem e Rondonópolis, além de ter instalado mais de 2.000 controladores semafóricos inteligentes. No Rio, a empresa também é responsável pelo controle semafórico do VLT do centro da cidade e pelos sistemas de ITS de dois túneis. Agora, está concorrendo pela oportunidade de implementar em outras cidades do país a mesma tecnologia de gestão integrada de tráfego que opera em cidades como Buenos Aires e Madrid com seu sistema EcoTrafix®. Essa plataforma de mobilidade é uma das soluções mais completas do mercado para sistemas avançados de gestão de tráfego para cidades e regiões metropolitanas. Tem funções abrangentes para integrar dispositivos de tráfego, centros de controle e agências externas a um sistema de integrado local ou regional com o objetivo de prevenir ou responder com eficiência a incidentes.

No setor de pedágios, instalou em projetos recentes sua solução SmartToll® nas rodovias MT 100 e MT 320 no Mato Grosso. Com o êxito do sistema em termos de eficiência, segurança, robustez e confiabilidade, a Kapsch acaba de ser selecionada para fornecer mais quatro praças de pedágio para a nova concessão da rodovia MT 246.

E a empresa sonha alto: poder implementar nas rodovias do Brasil seu sistema de pedágio de fluxo livre, que é a melhor alternativa para evitar congestionamentos, pois não há cancelas e nem paradas, a cobrança é automática através de um dispositivo tag quando o veículo passa por um pórtico. Em outros países, inclusive o vizinho Chile, a maioria das estradas já não possuem pedágios com cancelas, e os usuários não precisam reduzir a velocidade para pagar o pedágio. Inclusive 80% dos pedágios de fluxo livre do Chile foram instalados pela Kapsch.

Segundo Fabio Mazaro, “temos muitos planos para o Brasil, nosso objetivo é duplicar nossa operação no país nos próximos 5 anos acompanhando as tendências de investimentos em infraestrutura no país, que apesar de haver se retraído devido à pandemia, deverão voltar a subir. Sabemos que nossas soluções efetivamente vêm de encontro às necessidades das cidades e rodovias brasileiras.”

Share.

About Author

Leave A Reply