O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de assistência social e empregabilidade jovem da América Latina, promove na última quinta-feira, 8, a segunda edição do Prêmio “Ponte para o Trabalho”; que celebra e homenageia as Instituições de Ensino, responsáveis por apoiar jovens e estudantes em seus primeiros passos no mundo do trabalho. Este ano, além da estreia, o evento trouxe a apresentação de uma pesquisa inédita sobre a percepção dos universitários brasileiros sobre o programa de estágio , apresentada pelo Instituto Locomotiva.
A abertura foi ministrada pelo CEO do CIEE, Humberto Casagrande , e a solenidade foi conduzida pela jornalista e apresentadora Glória Vanique .
O estudo foi apresentado pelo presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, que apontou que 94% dos estudantes universitários do país compartilham o programa de estágio fundamental para obter melhores oportunidades de trabalho. Já 75% afirmaram que o facto de uma instituição de ensino apoiar programas de estágio foi determinante na hora da escolha, representando 6,7 milhões de alunos.
“O sonho da universidade não acabou, as vantagens que uma universidade tem em frente aos cursos rápidos são gigantescas, como a pesquisa mostrou, e o estágio acaba funcionando como um visto para o resto da vida do estudante. Não existe passaporte sem visto e não existe graduação sem estágio”-pontuou Renato durante sua apresentação.]
Ao todo, o Instituto escolheu 3.557 jovens universitários e 82% deles mencionaram que os fatores relacionados à carreira, mercado profissional e remuneração são os mais importantes na escolha de se formar em um curso superior. O perfil dos universitários brasileiros, segundo a pesquisa, é representado majoritariamente por mulheres (56%) cursando ensino privado com bolsas de estudos (38%). 44% deste contingente está concentrado na região Sudeste e 22% no Nordeste. A região Norte concentra 9% dos estudantes universitários, Centro-Oeste, 9% e Sul, 16%.
Humberto Casagrande afirmou: “A escola e a universidade têm um papel fundamental em conectar o jovem com a empresa e a oportunidade, é um pilar fundamental. Entendemos que o jovem que quer um diploma não para pendurar na parede, mas para trabalhar e estamos juntos aqui para isso. O estágio deve ser visto como parte fundamental da formação do aluno”.
Todas as instituições de ensino presentes foram agraciadas com o troféu “Ponte para o Trabalho” e foram premiadas no palco 15 instituições em face de terem o maior número de alunos contratados em 2024 como estagiários por meio do CIEE, proporcionalmente ao número de estudantes cadastrados no CIEE também em 2024, divididos nas categorias de Ensino Superior, Técnico e Médio.
Na categoria Ensino Médio, foram vencedoras as escolas:
1ª posição – Escola Estadual Celina Saraiva em Esplanada – Bahia
2ª posição – Escola Estadual Antônio de Costa Brito de Acajutiba – Bahia
3ª posição – Escola Estadual de Tempo Integral de Santa Inês – Bahia
4ª posição – Escola Estadual Albert Einstein de Guarantã do Norte – Mato Grosso
5ª posição – Escola Estadual Ulisses Guimarães de Esplanada – Bahia
Já na categoria Ensino Técnico, ganharam o troféu:
1ª posição – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia
2ª posição – Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC – Rio de Janeiro
3ª posição – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – São Paulo
4ª posição – Centro Estadual de Educação, Tecnologia Paula Souza – São Paulo
5ª posição – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Rio Grande do Norte
Por fim, o evento foi encerrado com a premiação das Instituições de Ensino Superior, com a entrega dos troféus feita por José Augusto Minarelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE:
1ª posição – Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera – São Paulo
2ª posição – Estácio de Sá – São Paulo
3ª posição – Associação Educacional Nove de Julho – São Paulo
4ª posição – Assupero Ensino Superior – São Paulo
5ª posição – Cruzeiro do Sul Educacional – São Paulo