Dados da Fenaprevi mostram alta de 116% em relação ao mesmo período do ano passado
Enquanto os números da pandemia de covid-19 vêm mostrando quedas gradativas, os brasileiros têm se sentido mais confiantes e, com isso, retomado suas rotinas de viagens. E esse aumento do fluxo de turistas tanto em roteiros nacionais quanto internacionais têm sido percebidos nos números do setor de seguros.
Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) mostram que, no 3º trimestre deste ano, os seguros viagem alcançaram
R$ 78,1 milhões em prêmios. Isso representa um aumento de 36,8% em relação ao trimestre anterior e uma alta de 116,4% na comparação com o 3o trimestre do ano passado.
Os países estão se abrindo para o turismo, mas, para muitos destinos internacionais, um seguro que cubra gastos médicos com a covid-19 tornou-se requisito obrigatório. A empresa brasileira Affinity Seguro Viagem foi a primeira a perceber a demanda e a criar – em outubro de 2020 – um produto voltado especificamente para a covid-19 no país. Mais de 80% de suas vendas hoje são deste tipo de seguro.
Segundo o CEO da Affinity, Marilberto França, o ano de 2020 foi um grande desafio para o turismo, mas, agora, o panorama do setor já é outro. No mês de setembro de 2021, por exemplo, a empresa registrou crescimento de 488% (quando comparado ao mesmo mês do ano passado). “Com o avanço da vacinação e o aumento da confiança dos países em abrir suas fronteiras, já temos um outro cenário, totalmente diferente de 2020 e já com uma performance bem similar ao que tínhamos em 2019, antes da pandemia”, explica.
De acordo com ele, a estimativa é fechar 2021 com números expressivos e um crescimento de 133,89% (dados preliminares) em comparação com 2020. Estatísticas da Affinity revelam que os destinos dos viajantes que contrataram seus seguros não sofreram alterações. Mais da metade (53%) são para viagens para a Europa. Em seguida aparecem: Estados Unidos (18%), outros destinos exceto Américas e Europa (13%), Brasil (10%) e América Latina (8%).