União, Vendas e Novo Normal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Marcel Spadoto

Em alguns meses de confinamento, já podemos perceber alguns movimentos.

O medo de alguns, a paralisia de outros e a falta de serenidade de outros tantos. Agora, na minha modesta opinião, devemos nos acalmar, se informar e refletir. Tem algumas oportunidades que devemos perceber e intuir. As básicas todos já sabem, mas aquelas que são muito específicas daquela indústria, região ou porte, quem está vendo? Se você não sabe, certeza que não é você.

Não devemos perder a fé e nem esperança, pois a situação atingiu e atinge todos, alguns mais e outros menos, mas basicamente, todos nós estamos impactados pelo cenário. É hora de olhar para o todo e buscarmos sair dessa situação juntos, vivemos na era da colaboração e do coletivo.

Algumas pessoas estão colocando a sua vida em risco, para salvar as nossas, algumas áreas/segmentos não podem parar, a nossa eterna gratidão.

Se harmonizar com a nova realidade é o melhor remédio, lutar contra esse movimento, não produzirá efeitos positivos, existem autoridades constituídas para encontrar as saídas, eles estão focando na solução? Talvez nem tanto, mas temos que confiar que vão encontrar o caminho rapidamente. Lembro de uma frase antiga, mas sempre atual: “No filme do Tarzan não devemos torcer para o jacaré”.

Não controlamos nossas emoções e nem tão pouco nossos sentimentos (ou seria uma tarefa muito difícil de conseguir), mas controlamos os nossos pensamentos e ações, se assim desejarmos.

Serenidade e equilíbrio são muito importantes nesse momento!

Confiar é muito importante para nos mantermos firmes e positivos.

Passamos pelo que temos que passar, e na minha visão iremos para um novo patamar como sociedade e humanidade, que saibamos aproveitar essa janela de oportunidade de mudança.

Logo estaremos em um novo normal. O normal do passado não será o normal do futuro, e que ele seja bem melhor, isso depende, muito, de nós também. Esse “novo normal” já foi muito falado, discutido e refletido, está até desgastado, de tanto que foi repetido, mas sempre, estamos seguindo para um novo normal, com pandemia ou sem pandemia. Esse é o fluxo natural de tudo, estamos em movimento, sempre chegando e partindo de algum lugar.

Você meu amigo e minha amiga, de vendas ou não, comece a construir os cenários para o futuro próximo, em algum momento vamos ter todos vacinados e estaremos prontos para a volta do convívio social, mas isso não irá resolver todos os problemas, vão criar ameaças e oportunidades, então devemos ter cenários desenhados, pois vamos usar um deles, que cada um de nós tenha a melhor versão de cenário para usar.

Na minha visão, aproveite esse momento, chame a sua equipe/time, se estão trabalhando presencialmente, vão para um lugar aberto, bem arejado e iluminado, se estão em home office, chame para uma videoconferência, em ambos os casos invista alguns minutos para saber como cada um está, como cada um percebe essa situação, como está a família deles e se precisam de alguma ajuda, isso vai fazer um bem enorme para todos. Aproveite o momento para falar sobre a realidade da empresa, do mercado e do segmento, seja autêntico, com uma visão moderada/positiva e veja como cada um percebe e vê o futuro, poderemos ter surpresas bem interessantes. Depois no futuro, não perca essa conexão que foi criada durante a pandemia.

No mundo dos negócios, estamos sendo forçados a expandir a nossa zona de conforto sempre. Tem uma frase do Chester Karrass: “No mundo dos negócios nunca se obtém aquilo que se quer, mas sim aquilo que se negocia.” Veja e perceba essa frase pelo lado mais positivo, ou seja: crie seu futuro!

Share.

About Author

Leave A Reply