A cada ano, as fortes chuvas deste período causam danos a carros, casas e estabelecimentos comerciais. Para tentar evitar este tipo de situação, a equipe de Controle de Riscos da Travelers ajuda os clientes a se prepararem para o clima e fornece dicas de redução de riscos.
“Ações simples e baratas podem ajudar a reduzir os danos causados por enchentes ou relâmpagos”, diz Leonardo Semenovitch, diretor -presidente da Travelers no Brazil. “Essas ações podem ser aplicadas em todos os tipos de empresas e até mesmo em residências”.
Para ajudar a gerenciar esse risco, a Travelers recomenda inscrever-se junto à defesa civil para receber alertas de risco locais e ensinar aos funcionários o que fazer com chuva forte, como mover equipamentos e documentos importantes para longe de áreas que possam ser afetadas por inundações.
Ações preventivas adicionais:
- Tenha cuidado ao entrar na instalação durante ou após a inundação, pois há o risco de eletrocussão de pessoas uma vez que a água pode estar em contato com instalações (ou equipamentos) energizados.
- Instale comportas nas entradas para áreas sujeitas a inundações;
- Armazene todo o estoque em lugares elevados;
- Mantenha cópias de documentos importantes em algum lugar seguro;
- Mantenha instalações elétricas acima do nível de inundação recorrente.;
- Mantenha os sistemas de ar condicionado e aquecimento longe de porões ou pisos térreos;
- Instale válvulas de retorno de fluxo em todos os sanitários e esgotos;
- Faça melhorias, se necessário, no projeto de drenagem da propriedade.
Dicas e recursos adicionais estão disponíveis na área de Controle de Riscos do site (www.travelers.com.br).