Com R$ 719,6 milhões em Prêmios Emitidos, companhia detém 15,2% de share de mercado no ramo em 2021, período em que acompanhou mais de 303 mil embarques e monitorou cargas que totalizaram um valor de R$ 142 bilhões em mercadorias transportadas
A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo; alcançou um crescimento de 18,3% em sua carteira de Seguros de Transporte em 2021, ano em que totalizou R$ 719,6 milhões em Prêmio Emitidos contra R$ 608,4 milhões registrados em igual período de 2020. Com isso, a companhia consolida cinco anos consecutivos na liderança do ranking da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e um share de mercado de 15,2% nesse ramo.
“A nossa atuação supera a oferta de cobertura de seguros por si só. Além de toda a infraestrutura de gerenciamento de risco, já reconhecida pelo mercado, atuamos não só na prevenção de roubos e acidentes, mas também na implementação de recursos que agilizam a liberação de embarques e que auxiliam operadores logísticos na gestão e controle de seus negócios”, considera Adailton Dias, diretor Executivo de Produtos Corporativos e Resseguros da Sompo Seguros. “O resultado do ano de 2021 vem em decorrência de um trabalho iniciado em 2015, por meio do qual investimos em tecnologia e em profissionais com know how de mercado. Com isso, demos sequência no lançamento de ofertas de produtos e serviços que são incrementados ano a ano para atender às demandas de nossos segurados. Tudo isso permitiu alcançarmos um crescimento sustentável de forma a mantermos a liderança de mercado em Seguros de Transporte de forma consistente nesses cinco anos consecutivos”, observa.
Atualmente, a área de Transporte da Sompo Seguros conta com soluções para atender a clientes – embarcadores (donos da carga) e transportadores – de todos os portes, desde as Pequenas e Médias empresas (PMEs), até companhias multinacionais. A infraestrutura da área conta com uma equipe de Tecnologia da Informação dedicada, que desenvolve sistemas para atender às necessidades específicas de determinados ramos de atividade dos clientes. Além disso, a estrutura de atendimento é formada por gerentes de negócios especializados e exclusivos e técnicos dedicados em diferentes filiais que conhecem as características logísticas da região, o que contribui com o trabalho de consultoria diária aos corretores e segurados para o estabelecimento assertivo de coberturas e agilização na regulação de sinistros.
Uma das soluções que contribui substancialmente com o dia a dia dos clientes e corretores de seguros é o Faturamento na Ponta. Essa é uma facilidade por meio da qual, o corretor de seguros acessa o Portal do Corretor Sompo Seguros e, depois efetuar uma pesquisa com dados do cliente, seleciona as faturas pendentes e já efetua a emissão totalmente online. Com isso, o segurado consegue gerir melhor seu fluxo de caixa porque recebe faturas regularmente conforme os embarques acontecem. Já o corretor de seguros acompanha o fluxo de faturamento, auxilia o segurado e recebe sua comissão com mais celeridade. “Atualmente, das cerca de oito mil faturas mensais emitidas pela Sompo, 98% são remetidas ao segurado num prazo de até sete dias após o embarque”, afirma Adriano Yonamine, diretor Técnico de Transporte e Auto Frota da Sompo Seguros.
Outra característica relevante é rápida conclusão dos processos de sinistros. O acionamento imediato e a intervenção dos especialistas em conjunto com os parceiros corretores de seguros permite que mesmo sinistros de alta complexidade sejam regulados em tempo recorde. “Como atuamos com clientes de todos os perfis, há situações de alta complexidade. Houve um sinistro que envolveu uma carga de alto valor agregado, da ordem de milhões de reais, que indenizamos em menos de um mês, por exemplo. Isso é importante porque o segurado tem a real percepção de como o seguro contribui para que os imprevistos não tenham impacto relevante sobre o fluxo de caixa e a operação logística em si”, analisa Dias. “Vale destacar que os acidentes têm ganho mais relevância nas ocorrências de sinistros do que a incidência de roubos de carga. Nossa equipe tem trabalhado para intensificar as ferramentas de prevenção que, além de evitar acidentes, preserva vidas”, diz o executivo.
Gerenciamento de Riscos
A infraestrutura que inclui a consultoria estratégica para minimizar os riscos de ocorrência de imprevistos que impossibilitem que a carga chegue intacta ao seu destino e dentro do prazo é uma das ofertas de valor agregado mais reconhecidas pelos clientes. Com foco estratégico em gerenciamento de riscos, a Sompo Seguros junto com empresas parceiras estratégicas da área de monitoramento, conta com uma Central de Monitoramento própria, na qual profissionais dessas empresas parcerias estão alocados para efetuar atendimento exclusivo aos segurados da companhia. Cada profissional é responsável por um grupo de contas, as quais tem de monitorar, com toda a tecnologia disponível para esse fim. Isso permite um acompanhamento mais personalizado e qualitativo do trabalho de monitoramento. Além disso, também é disponibilizado um serviço de consultoria, por meio do qual, os segurados contam com soluções tailor made de gerenciamento de riscos para cada embarque, considerando produto, rota, motorista e demais variáveis. Com isso, são estabelecidos planos que contribuem para fazer com que toda carga chegue ao seu destino.
Outro serviço diferenciado é o de assistência a carga e descarga. Por meio dele, a equipe da Sompo Services, uma empresa do grupo Sompo Seguros, presta suporte no trabalho de carga e descarga de mercadorias no transporte aéreo e marítimo, além do serviço de inspeção prévia em todo o território nacional.
Para se ter uma ideia, no período de janeiro a dezembro/2021 a Central Sompo Services acompanhou cerca de 303 mil embarques. Isso significa que a companhia alcançou um aumento de 14% no número de embarques observado em igual período de 2020. Já as cargas monitoradas pela Central de Monitoramento própria da Sompo nesse período totalizaram o valor de R$ 142 bilhões. Isso corresponde a um aumento de 46% se comparado a igual período de 2020. Como resultado, as medidas de pronta-resposta permitiram alcançar um índice de 48,3% de recuperação de cargas de mercadorias estimadas em cerca de R$ 8,3 milhões.
“Nossos vínculos com os clientes são duradouros porque estabelecemos uma relação de parceria. Com o trabalho desenvolvido, alcançamos um índice de retenção superior a 90% em 2021. Isso comprova não somente que nossa estratégia de atuação é assertiva em atender às expectativas dos clientes num ano de desafios para o mercado logístico, mas também demonstra o reconhecimento por parte de nossos parceiros e clientes do valor agregado que o serviço prestado pela seguradora confere à operação dos embarcadores e transportadores”, avalia Yonamine. “Em média, os clientes do ramo de Transporte renovam suas apólices por cinco vezes. Ou seja, em média, são seis anos ininterruptos, em média, atendendo cada cliente num ambiente de mercado muito competitivo. Esse é um dos melhores indicadores de qualidade que podemos considerar”, comemora o executivo.