A Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial e Big Data, divulga os primeiros resultados do score de property (seguros patrimoniais) recém-lançado pela companhia. A solução oferece classificação de risco para os seguros de residência, condomínio, empresarial e o fiança locatícia. Ela permite às seguradoras identificarem clientes com os maiores e os menores riscos em seguros tanto para aceitação quanto para subscrição e precificação mais adequada e justa. As análises iniciais do score aplicado em operação comercial revelam resultados impactantes na gestão das carteiras de seguros. Utilizando a ferramenta, as seguradoras conseguem segmentar suas bases de clientes e identificar clientes com 20% de risco inferior à média da carteira.
Segundo o Head Comercial de Seguros da Neurotech, Daniel Gusson, a ferramenta responde a uma necessidade das seguradoras que têm o desafio de manter os níveis de sinistralidade controlados e sempre buscar o aperfeiçoamento de seus modelos de aceitação e precificação com inteligência em dados. “A classificação segmentada presente no score permite desenvolver estratégias diferenciadas para abordar de forma mais assertiva a classificação dos riscos conforme seus objetivos estratégicos”, diz.
Para chegar a estes resultados, a solução do Score de Property, combina dados da plataforma Neurolake. “Essa plataforma acelera e otimiza todas as etapas que envolvem a transformação de grandes volumes de informações em estratégia de negócio: a solução vai da coleta dos dados à entrega do insight, além de contar com um lago de dados pronto para uso. Com a plataforma, é possível extrair informações relevantes para construir os melhores modelos e incrementar os resultados para os mais diversos objetivos de negócios, de diferentes áreas de atuação. É um tipo de informação adicional à base de dados presente nas seguradoras”, explica.
Segundo ele, o maior benefício do Score de Property é a modelagem do risco para as coberturas securitárias ofertadas nestes seguros como a de vendaval, danos elétricos, roubo e demais coberturas, elevando a seguradora e uma posição de inteligência e segmentação de risco avançada.