Apólice com cobertura total oferece assistências em caso de desastres naturais
As fortes chuvas dos últimos dias mostraram cenas de destruição em ruas e avenidas do Rio de Janeiro. Depois do ocorrido, seguradoras têm recebido grande procura de clientes, por oferecerem a cobertura de desastres naturais em seguros de veículos. Mas para isso é importante que o seguro seja compreensivo, ou, traduzindo, com cobertura total, como explica o diretor de Sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri. “Se a apólice for só para incêndio e roubo, somente Responsabilidade Civil, ou apenas roubo e furto total, o veículo não estará coberto por danos decorrente de desastres naturais. Sendo o seguro com cobertura compreensiva, os danos ao veículo estarão cobertos, como, por exemplo, ocasionados por enchentes, raios, granizo, queda de árvores. Então, o primeiro passo é checar a apólice”, orienta.
Feito isso, se o veículo sofrer danos decorrentes de desastres naturais, o cliente deve entrar em contato com a seguradora e detalhar o que foi atingido. Os danos podem ser muitos, mas seja qual for a gravidade da situação, Laur Diuri aconselha evitar forçar o carro a ligar e não andar com ele após uma inundação. “Acione o seguro e um guincho levará o veículo até uma oficina para um check-up completo. De imediato, será preciso trocar o óleo do motor, os filtros e fazer uma inspeção no sistema de lubrificação”, diz.
O que está coberto na apólice compreensiva do seguro:
Carpete e estofados
Quando a água chega ao nível do assoalho, o seguro cobre a troca e higienização deste. Em uma oficina, a parte interna do carro é desmontada, é feita a avaliação da forração e verificada a possibilidade de reuso ou não dos carpetes.
Lataria amassada e Danos Generalizados
Amassados causados por chuva de granizo ou colisão com outro carro ou muros, após ser arrastado pela água, também estão cobertos. Em algumas situações, quando não é possível salvar o carro, a seguradora indenizará o valor do veículo integral. Amassados de lataria e quebras de vidro entram neste cálculo.
Queda de árvores ou galhos
O seguro cobre os danos mesmo que o carro esteja parado, em lugar seguro, durante uma forte chuva e seja atingido por uma árvore, galho ou raio.
Alguns pontos de atenção:
– Se o seu seguro estiver vencido ou com parcelas em atraso, é preciso certificar-se que ele era válido no momento do ocorrido.
– Em casos de troca de seguros, a nova apólice só está garantida depois de todos os trâmites e vistorias solicitadas pela nova seguradora, que, durante o processo, pode se negar a cobrir a situação.
Apoio aos segurados em situações emergenciais
Com o objetivo de agilizar o procedimento de sinistros nesses casos, a Allianz Seguros também apoia os clientes na falta de documentos, que podem ter sido levados pela enchente. Nos casos em que a seguradora indenizará o valor total do veículo, por exemplo, a necessidade da apresentação de documentos originais restringe-se ao Certificado de Registro de Veículo (DUT) devidamente preenchido em nome da seguradora. Outros documentos, se necessários, podem ser indexados no sistema da Allianz ou enviados por e-mail. “Oferecemos também aos clientes e parceiros a facilidade de encaminhar o documento diretamente ao nosso despachante, sem nenhum custo, contando ainda com o auxílio para a obtenção de documento alternativo caso o cliente não tenha localizado o DUT, ou em qualquer outra restrição que impeça a transferência de propriedade”, completa o diretor.