Entre janeiro e julho de 2019, o destino mais buscado por brasileiros na América do Sul foi Santiago do Chile. Os dados são de um levantamento feito pelo Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de passagens aéreas e promoções, que possui mais de dois milhões de usuários por mês. A capital chilena desbancou outras cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lima e Bogotá, que completam o Top 5.
“Hoje existe maior conhecimento sobre outros destinos da região. No passado, apenas a Argentina surgia no imaginário dos brasileiros quando se falava em viagens pela América do Sul. Somada à ampla quantidade de informações disponíveis também está a questão da malha aérea, que vem sendo ampliada ano a ano, principalmente para Santiago do Chile. E, neste sentido, vale ressaltar a entrada no mercado da companhia de baixo custo Sky Airline”, avalia a General Manager do Voopter, Juliana Vital.
A Sky Airline foi a primeira empresa estrangeira low cost a operar voos regulares internacionais para o Brasil, com início em novembro do ano passado. As rotas contemplam o trajeto direto de Santiago para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro; de Guarulhos, em São Paulo; e Hercílio Luz, em Florianópolis. A média é de cinco voos semanais para cada um desses terminais. E mais voos estão a caminho. Entre 30 de dezembro de 2019 e 03 de março de 2020 a Sky vai operar três voos semanais diretos entre Salvador e a capital chilena.
Gol e Latam também vem aumentando suas rotas para Santiago do Chile. A partir de outubro, a Latam inicia um voo direto saindo de Brasília. E a Gol começou em julho as operações do primeiro voo direto de Recife para Santiago. Em 2018, segundo dados do Serviço Nacional de Turismo do Chile, o país recebeu um número recorde de brasileiros, chegando a 589 mil turistas.
Destinos na América do Sul mais buscados por brasileiros em 2019:
- Santiago do Chile (Chile)
- Buenos Aires (Argentina)
- Montevidéu (Uruguai)
- Lima (Peru)
- Bogotá (Colômbia)