Programa de Saúde Emocional, da Bradesco Saúde, registra aumento de 65% no número de participantes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior predominância de ansiedade no mundo. São aproximadamente 20 milhões de pessoas afetadas por esse transtorno, o que corresponde a 9,3% da população. Além disso, mais da metade dos brasileiros (53%) consideram que sua saúde emocional piorou desde o início da pandemia, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pelo Fórum Econômico Mundial.

Em meio a esse contexto, a campanha Setembro Amarelo, criada em 2003 pela OMS, ganha importância cada vez maior, ao reforçar o compromisso para mudar atitudes e abordagens relativas às questões emocionais. No Brasil, o movimento teve início em 2015, com iniciativas de entidades do setor, com objetivo de desenvolver a consciência sobre o assunto, por meio de ações educativas e trabalho voluntariado de apoio.

 

Para ajudar as empresas a cuidar da saúde emocional de seus funcionários, a Bradesco Saúde criou, em 2020, o Programa de Saúde Emocional, que oferece acompanhamento com psicólogos em sessões por vídeo e chat. A iniciativa vem registrando aumento expressivo no número de participantes, o que comprova a urgência das questões ligadas à saúde emocional: na comparação do primeiro semestre deste ano com os seis primeiros meses do ano passado, houve crescimento de 65% no total de beneficiários inscritos.

 

Mulheres são 70% dos participantes

O destaque fica por conta da adesão feminina: o número de mulheres participantes saltou 73% na comparação dos acumulados do primeiro semestre de 2022 e do mesmo período do ano passado. Atualmente, elas respondem por 70% do total dos pacientes.

 

“A saúde emocional é um tema cada vez mais relevante para toda a sociedade. Isso se reflete na demanda observada dentro das empresas, como mostram os números do programa”, comenta Maria Beatriz Padilha, superintendente-executiva da Bradesco Saúde.

 

O aumento na procura pelo programa também impacta no volume total de interações registradas nos atendimentos. Desde seu lançamento, a iniciativa já superou a marca de 1 milhão de mensagens trocadas entre psicólogos e pacientes.

 

Estresse, depressão e ansiedade lideram demanda

Em relação aos motivos que mais levam à busca pelo tratamento, o levantamento da Bradesco Saúde mostra que 23,7% dos beneficiários atendidos no mês de junho relataram níveis de estresse elevados. Em seguida, vêm depressão (18,7%) e ansiedade (16%).

 

Maria Beatriz Padilha ressalta a importância da atenção à saúde emocional para o cuidado do indivíduo de forma integral. “As questões emocionais impactam diretamente também na saúde física, com uma série de consequências ao organismo. O programa de Saúde Emocional contribui para a assistência contínua e abrangente, focada na prevenção e no bem-estar, evitando a evolução de doenças. Esse relacionamento baseado em respeito ao segurado e na busca por compreender suas necessidades é uma das diretrizes que norteiam nossa parceria com as empresas”.

 

Juntos pela Saúde

O Programa de Saúde Emocional é uma das iniciativas voltadas à prevenção que a Bradesco Saúde oferece às empresas, reunidas no programa Juntos Pela Saúde, que tem como foco a qualidade de vida pelo bem-estar físico e emocional.

 

Além do atendimento com os psicólogos, o Juntos pela Saúde disponibiliza às organizações ações como campanha de vacinação, programa de gestantes, gestão de pacientes crônicos e orientação nutricional.

 

Outra iniciativa do Juntos Pela Saúde é o “Educação em Saúde”, material educativo com diversos temas relacionados a bem-estar e qualidade de vida, buscando incentivar os beneficiários a adotar hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

 

Share.

Leave A Reply