A Porto segue ampliando suas iniciativas internas voltadas para a igualdade de gênero, e os últimos anos têm sido significativos para o fortalecimento e desenvolvimento das mulheres. Atualmente, elas compõem 57% do quadro de colaboradores da companhia e ocupam 43% das posições de liderança. Ainda assim, despertar todo o potencial delas continua sendo uma das bandeiras da empresa, que busca constantemente novas ações para estimular o protagonismo das colaboradoras, visando um ambiente mais igualitário e acolhedor.
Por isso, por meio do Juntos, o programa de diversidade e inclusão da Porto, foi lançado em março de 2023 o Lidera, uma jornada dedicada ao desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. O projeto conta com palestras, trilhas de aprendizagem, oficinas de PDI, clube do livro e oportunidades de networking inspiradoras.
Desde o início do programa, até o final de 2024, os resultados obtidos pelas participantes evidenciam o impacto positivo do projeto: 255 mulheres participaram de processos de recrutamento interno, 222 foram promovidas e 27 alcançaram posições de liderança.
Já no ano passado, a companhia organizou uma nova iniciativa dentro do programa Lidera, chamada “Conexão Lidera”. A ação contou com diversas mesas de discussão, e o objetivo foi promover a troca de experiências entre diferentes colaboradoras da empresa, permitindo que, juntas, identificassem suas principais fortalezas e como aplicá-las de forma tangível e sustentável em suas jornadas profissionais. As mesas foram organizadas visando garantir sinergia entre as participantes, assegurando também a interseccionalidade entre mulheres negras, LGBTQIAP+, com deficiência e de diferentes gerações.
“Com as ações buscamos criar um ambiente de trabalho inclusivo e atrativo, que não só favoreça o crescimento, mas também ajude na retenção de talentos diversos. As iniciativas são fundamentais para conectar nossas colaboradoras, fortalecendo a rede de apoio e impulsionando o crescimento coletivo dentro da companhia”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
Por entender que a pauta de igualdade de gênero também é uma demanda que atinge os homens, uma vez que muitos deles ocupam posições estratégicas de decisão, a Porto acredita ser fundamental incluí-los nessa conversa. Sendo assim, a companhia aposta no projeto “Jornada de Masculinidade”, que busca envolver os homens na pauta de igualdade de gênero. Em 2024, o projeto impactou 545 pessoas e, entre os temas discutidos, destacam-se paternidade ativa e o papel do homem como líder.
“Sabemos do tamanho da nossa responsabilidade e do potencial que temos na conscientização junto aos colaboradores e demais públicos. Para 2025, continuaremos empenhados em potencializar os projetos existentes, atraindo um número maior de participantes, além de estarmos atentos para identificar novas necessidades”, pontua Coimbra.