|
Entidade sem fins lucrativos que administra planos previdenciários complementares fechados, a paranaense Fundação Copel lança em junho, um conceito inédito no mercado brasileiro. É uma modalidade de previdência em que o participante pode converter em aportes para a futura aposentadoria parte de seus gastos com variados produtos e serviços. A novidade ganhou o nome de Prevcash, ainda um projeto piloto, que será oferecido aos participantes do Plano Família da Fundação Copel. Atualmente, os clientes deste plano podem converter em desconto imediato parte de seu consumo em uma rede conveniada de produtos e serviços. Com este novo formato, quem aderir abre mão do desconto hoje para ganhar no futuro. O valor do benefício é convertido em aportes em sua poupança previdenciária, garantindo um aumento de renda mensal quando chegar a aposentadoria. “O produto foi formatado com a preocupação foi buscar um conceito de consumo consciente”, afirma Claudia Cristina Cardoso de Lima, Diretora de Administração e Seguridade da Fundação Copel. Segundo Claudia, consumo consciente significa pensar hoje no amanhã. “Queremos ajudar os aposentados do futuro a manterem sua capacidade atual de compra, recebendo um benefício mensal maior. Nada melhor do que fazer isso utilizando parte dos gastos que já seriam feitos no dia a dia. O que vai fazer a diferença é privilegiar estabelecimentos que integrem esta rede de consumo consciente”, explica. O impacto de uma escolha tão simples para os participantes pode ser muito grande ao longo dos anos. “Simulações realizadas mostram que, mesmo sem fazer qualquer outro aporte, o participante que consumir diariamente em estabelecimentos da rede credenciada o equivalente a um almoço e um cafezinho, por exemplo, durante 30 anos, consegue garantir um benefício mensal extra de R$ 350 por tempo indeterminado”, exemplifica Glewerson Caron, especialista em previdência, assessor da diretoria e idealizador do produto. Embora o objetivo seja que os aportes do consumo consciente sejam um complemento para o Plano Família, o participante não é obrigado a fazer outras contribuições regulares ou esporádicas. Selecionada por georreferenciamento, a rede de parceiros da Associação dos Empregados e Participantes da Fundação Copel – AFC inclui estabelecimentos das categorias de combustíveis, alimentação, viagens, gastronomia, educação, cinema e teatro, roupas e acessórios, entre outras. |
Plano previdenciário inédito da Fundação Copel reverte consumo em aportes para a aposentadoria
Share.