Os volumes de vendas mundiais registraram uma alta de 44,2%, incluindo a Opel Vauxhall (OV), com mais de 1 milhão de veículos vendidos no 1º trimestre de 20181. O faturamento do Groupe PSA foi de 18,2 bilhões de euros2, em alta de 42,1%. Crescimento de 13,3% do faturamento da Divisão Automotiva Peugeot Citroën DS (PCD): Forte aumento da participação de mercado na Europa (+0,7 ponto percentual)3. Sucesso dos lançamentos dos novos modelos em todas as regiões. O faturamento da Divisão Automotiva da OV elevou-se a 4,8 bilhões de euros. Extensão da implantação industrial internacional: parcerias assinadas na Argélia, Namíbia, Malásia e China
O faturamento do Groupe PSA no primeiro trimestre de 2018 totalizou 18,182 bilhões de euros ante 12,798 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2017. O crescimento acumulado desde o começo do plano “Push to Pass”, com câmbio e perímetro constantes, chegou a 21,6%4.
O faturamento da Divisão Automotiva PCD alcançou 10,214 bilhões de euros, uma alta de 13,3% comparativamente ao 1º trimestre de 2017. Este aumento decorre essencialmente da melhoria dos volumes e do mix de países (+6,0%), assim como do mix de produtos (+4,5%) associado ao sucesso mundial dos novos modelos do Grupo. As vendas a parceiros (+3,9%) compensaram amplamente os efeitos negativos das taxas de câmbio (-2,8%). O faturamento da Divisão Automotiva da OV foi de 4,838 bilhões de euros no 1º trimestre de 2018.
Os volumes de vendas mundiais do 1º trimestre de 2018 aumentaram em todas as regiões (Europa, Oriente Médio e África, América Latina, Eurásia, Índia-Pacífico e China) e registraram um recorde de 1,05 milhão de veículos vendidos.
O nível dos estoques da PCD no final de março de 2018 era de 438 mil veículos5(incluindo os estoques da rede independente), apresentando um aumento de 48 mil veículos em comparação com o fim de março de 2017. Os estoques da OV chegaram a 219 mil veículos no fim de março de 2018.
Jean Baptiste de Chatillon, Vice-Presidente Executivo Financeiro do Groupe PSA e membro do Conselho de Administração, declarou: “Graças à execução rigorosa do plano estratégico Push to Pass e do plano de recuperação da Opel Vauxhall, faremos deste excelente desempenho uma base sólida para o futuro.”
Perspectivas de mercado: Em 2018, o Grupo prevê um mercado automotivo estável na Europa, e com crescimento de 4% na América Latina, de 10% na Rússia e de 2% na China.
Objetivos operacionais
O plano “Push to Pass” estabelece os seguintes objetivos para o Groupe PSA (sem a Opel Vauxhall):
• Uma margem operacional corrente6 média superior a 4,5% para a Divisão Automotiva no período 2016-2018 e uma meta superior a 6% em 2021.
• Um crescimento de 10% do faturamento do Grupo entre 2015 e 20187, visando 15% suplementares até 20217.
Link de acesso à apresentação dos resultados do 1º trimestre de 2018.