No mês de novembro, a pauta racial se destaca em diversos âmbitos da nossa sociedade por conta da celebração da Consciência Negra, data que marca o reconhecimento e a valorização da luta das pessoas negras no Brasil, suas contribuições para a construção do País, bem como a luta de Zumbi dos Palmares. No entanto, é necessário que este tema seja abordado e engajado diariamente, em busca da sensibilização e reconhecimento de todas as vertentes do racismo que gera a falta de oportunidades de talentos negros nas instituições.
Entendendo a importância de construir possibilidades para esse grupo, a 180° Seguros, insurtech que atua no modelo B2B2C revolucionando a forma de distribuir seguros, rentabilizando e protegendo os clientes de seus parceiros de distribuição por meio de tecnologia, possui desde a sua fundação o propósito de diversidade e inclusão como pilar estratégico do seu negócio. Desde janeiro de 2022, a 180° Seguros tem a meta de admitir pessoas não-brancas, que se autodeclaram pretos, pardos, amarelos e indígenas, para 50% das vagas, e já alcançou 38% deste objetivo, surgindo, assim, a necessidade de formular um comitê para gerar conhecimento, propondo ações efetivas sobre a pauta e garantir um ambiente consciente e seguro para todas os “180ers”, como se autodenominam aqueles que fazem parte da startup.
O comitê é responsável por trazer a sensibilização e conhecimento sobre diversidade e inclusão para toda empresa, ao entender que um time diverso impacta diretamente nos resultados de negócio. Em poucos meses da sua criação, o grupo com apoio do RH e outras áreas conseguiu efetivar mais de oito propostas, entre elas: contratação de uma consultoria especializada; práticas de D&I nos processos de integração de novos colabores; criação de cartilhas e investimentos em ações de desenvolvimento de letramento sobre o tema de diversidade com foco na pauta racial e LGBTQIAPN+. “Acreditamos que trabalhar em um ambiente saudável, seguro e com um time diverso e inclusivo potencializa a nossa capacidade de gerar melhores resultados e, por isso, não tratamos esse tema como algo pontual. A agenda de diversidade e inclusão é encarada como prioridade estratégica que partiu da alta liderança, pois além de entendermos que é uma vantagem competitiva para o nosso negócio, foi estabelecido um grau de consciência em relação à posição de privilégio dentro da sociedade. Desta forma, é preciso ser parte ativa na construção de uma realidade mais plural e inclusiva”, conta Aline Toretto, Head de RH da 180° Seguros.
Por meio de um diagnóstico realizado por consultoria externa, a orientação foi de que, quando a liderança deveria assumir o protagonismo do tema para a efetiva construção de um ambiente diverso e inclusivo de forma mais acelerada. Para isso, uma trilha específica para o letramento dos gestores no tema foi criada, além dos mesmos serem os primeiros a ter conhecimento sobre o planejamento e cronograma das ações do comitê de diversidade. “Isso gera um motivador adicional dos colaboradores para o engajamento nas ações do comitê de D&I, pois é notável a importância do tema na agenda do grupo de líderes”, explica Aline.
Além disso, o time de Pessoas & Cultura tem pontuado formas da liderança se mostrar mais ativa frente a pauta, ao trabalhar na agenda de desenvolvimento formas de assumir o protagonismo no dia a dia, seja se comprometendo e garantindo o respeito e a promoção da diversidade e inclusão; assumindo uma postura antimachista, antirracista, anticapacitista, antiLGBTIfóbia, dizendo não a todas as violações de direito; priorizando a agenda; buscando ativamente a diversidade no time.
Para o Mês da Consciência Negra, a startup desenvolveu uma campanha durante todo o mês de novembro para correlacionar três períodos: passado, presente e futuro. A campanha teve como objetivo demonstrar o racismo como uma questão estrutural e seu impacto nas relações sociais, vínculos empregatícios e no acesso aos direitos por pessoas negras, contextualizando o que se vive hoje por conta do passado e sua relação com o futuro. Abordando como o tema se construiu no início, Mauro Baracho, mestre em Antropologia e pesquisador das masculinidades e questões sobre raça e racismo no Brasil, foi convidado para explicar o contexto histórico do racismo e ações para combatê-lo. Para o presente, uma roda de conversa liderada por pessoas colaboradoras da 180º Seguros que se declaram pretos e pardos trouxe uma reflexão de suas vivências dentro das esferas profissional, social e educacional. A proposta das atividades relacionadas ao futuro foi entender o que pode se esperar e como o time da 180° pode contribuir para transformar esse contexto social, não adotando somente o discurso mas ações diárias, afinal todos são responsáveis pela construção de uma sociedade mais inclusiva.
“A diversidade e inclusão faz parte do nosso DNA muito antes de realizarmos o day one da nossa empresa. Sabíamos que investir nas pessoas que fariam parte da 180º Seguros seria a nossa alavanca competitiva. Em um mercado dinâmico e de transformações cada vez mais aceleradas, a inovação está na diferença, ou seja, serão as vivências e experiências de profissionais de distintas realidades que contribuem para o sucesso dos negócio no ambiente atual”, comenta Mauro Levi D’Ancona, CEO e co-founder da 180º Seguros.