O mês de maio se veste de amarelo, cor que simboliza a atenção e a vida, para reforçar a importância da conscientização e prevenção de acidentes de trânsito e a Tempo – líder nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados, adere à campanha com dicas para humanizar as relações de mobilidade.
Dados do Infosiga SP, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, indicam que, em 2024, o estado de São Paulo registrou o maior número de mortes em 9 anos, com 6.099 óbitos, uma média de 16 pessoas por dia, sem contar a quantidade de feridos. Ainda de acordo com o mesmo indicador, só no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 1.416 vítimas fatais. O que acende um sinal de alerta para a necessidade de mudanças comportamentais urgentes por parte de motoristas e pedestres.
“Maio Amarelo nos convida a refletir e agir com mais responsabilidade no trânsito. A conscientização é o primeiro passo para a mudança de comportamentos e para a construção de um trânsito mais humano e seguro. Cada vida perdida em um acidente é uma tragédia — e somente com a união de esforços e a adoção de atitudes seguras no dia a dia poderemos transformar essa realidade”, enfatiza Juan Vargas, superintendente da Tempo.
|
A responsabilidade pela segurança no trânsito é compartilhada e a postura do motorista desempenha um papel crucial na prevenção de acidentes. Os pedestres, por sua vez, também merecem atenção especial e cuidados redobrados. Atravessar na faixa, aguardar o sinal verde quando disponível, evitar distrações como o uso de celulares ao caminhar e ser visível, especialmente à noite, são medidas essenciais para garantir sua integridade física. Motoristas devem estar sempre atentos à presença de transeuntes, reduzir a velocidade em áreas de grande circulação e respeitar o direito de passagem, lembrando que a fragilidade do pedestre exige uma postura defensiva e empática por parte de quem conduz um veículo.
Confira algumas dicas simples, porém fundamentais, para ter uma condução mais humanizada:
Ações Cidadãs no Trânsito:
Respeite sempre a sinalização.
Não use celular ao volante.
Respeite os limites de velocidade.
Não havendo semáforo, o pedestre deve sempre ter preferência na faixa
Seja paciente e cortês com os outros usuários da via.
Sempre priorize a segurança de quem tem maior fragilidade nas vias, como pedestres, animais e motocicletas.
Denuncie condutas perigosas e irregulares.
Participe de campanhas de conscientização e incentive a segurança no trânsito.
Manutenção preventiva pode salvar vidas
A manutenção preventiva de automóveis e motos é outro pilar fundamental para a prevenção de acidentes. Verificar regularmente os freios, pneus, luzes, suspensão e demais componentes garante o bom funcionamento do carro e evita falhas mecânicas que podem levar a fatalidades. Um veículo em bom estado oferece maior segurança para o condutor, passageiros e todos os que compartilham a via. Ignorar a necessidade de reparos preditivos é negligenciar a própria segurança e a de terceiros.
“Neste Maio Amarelo, a Tempo reforça seu compromisso com a segurança no trânsito e convida todos a adotarem atitudes mais conscientes. Com pequenas ações, podemos salvar vidas e transformar o trânsito em um espaço de respeito e cuidado”, finaliza Juan.
Dicas para um Trânsito Mais Seguro:
Manutenção Preventiva do Carro:
Verifique semanalmente o nível de óleo e água.
Calibre os pneus regularmente e confira o estado de conservação.
Teste as luzes (faróis, lanternas, freios e setas) antes de sair.
Agende revisões periódicas para verificar freios, suspensão e outros itens de segurança.