Desde o dia cinco deste mês, a história do início da previdência no Brasil e sua evolução estão disponíveis, para consulta e pesquisa, na mundialmente conhecida Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. O precioso acervo contendo 43 livros de atas de reunião de diretoria da MAG Seguros, empresa fundada em 10 de janeiro de 1835, acaba de ser incluído no catálogo de obras digitalizadas oferecidas pela biblioteca da mais antiga universidade do mundo, inaugurada em 1290. O acordo de parceria foi firmado pela área de Memória da empresa e a Dra. Maria de Fátima Carvalho, responsável pela área técnica da Biblioteca Geral da Universidade.
Dada a sua importância na história do desenvolvimento social da humanidade, as atas de diretoria da MAG Seguros foram reconhecidas em outubro de 2017 pela UNESCO como Patrimônio Documental do Mundo. Nelas estão registrados os primeiros movimentos para a criação da previdência social no Brasil, ainda no tempo do Império, e o seu desenvolvimento ao longo dos séculos XIX e XX.
Por meio dessa obra – em sua maioria formada por manuscritos – pode-se também traçar a história política e administrativa do Brasil, com autógrafos de personagens ilustres que, no mesmo compasso em que criavam o benefício social da previdência, construíam os alicerces da nação.