O novo modelo de pagamento de comissões da Rede Lojacorr amplia as formas de comissionar, bem como reduz o tempo de pagamento, caso o corretor opte por esse formato. O novo programa teve o seu amadurecimento, testagem no Nordeste do Brasil, e execução mesmo durante a pandemia da COVID-19.
O programa RTC (Redução no Tempo de Comissão) foi priorizado pela Rede Lojacorr, maior Rede de corretoras de seguros independentes do Brasil, devido à sua necessidade de implantação para atender uma demanda do profissional de seguro da Rede. O modelo anterior trabalhava com pagamentos de comissões semanais e mensais. Agora, há possibilidade de receber diariamente, seguindo orientações de horários para fechamento e conferência dos dados, com envolvimento dos departamentos Operacional e Financeiro da Lojacorr para validação das informações, junto aos extratos das companhias. O novo modelo dá autonomia para o proprietário da corretora realizar o fechamento pelo sistema sobre o que tem a receber. A emissão das notas é realizada pelo sistema BrokerOne e, para operar, basta ter a certificação digital (ECNPJ).
O grande benefício do programa é a agilidade dos processos como um todo. É o que afirma o idealizador do projeto, Marcos Marchioro, analista de Business Inteligence da Rede Lojacorr. O diferencial do novo modelo é que foi criado durante um evento da Lojacorr, que incentiva o colaborador a desenvolver projetos na empresa, mesmo que não estejam diretamente ligados à sua área de atuação, mas dá total liberdade de buscar soluções para questões da organização e do segmento. “A expectativa é reduzir o tempo, entre o recebimento do extrato da seguradora e o pagamento da comissão ao corretor, em aproximadamente 85%, otimizando processo e aplicando tecnologias”, conta.
Marchioro adianta que a perspectiva é de estender para todo o território nacional. “Após essa implantação, o novo modelo possibilitará atender às necessidades do corretor em relação aos seus proventos, sendo parceiro da Rede Lojacorr, tornando a empresa ainda mais competitiva no mercado segurador e chegando ainda mais perto do segurado, ajudando o brasileiro a se proteger mais e melhor”, acrescenta.
Para Alex Martins, gerente de Tecnologia da Rede Lojacorr, a expectativa é grande em relação ao projeto, ainda mais no momento atual da pandemia, já que pode minimizar os impactos econômicos dos corretores parceiros. “Muitos desses profissionais nos solicitavam uma redução no nosso período de corte e pagamento das comissões, porém sempre lhes explicava o motivo do período do corte, pois estamos falando de um grande volume de repasse semanal, afinal, somos uma Rede de Corretoras. Quando o time apresentou a ideia do projeto, percebi que esse novo modelo faz muito sentido aos nossos clientes, pois dá ao corretor a possibilidade de receber diariamente e melhorar ainda mais a sua performance e engajamento”, conta o gerente, acrescentando que projetos como esse são estratégias fundamentais para o desenvolvimento e sustentabilidade da Rede e seu ecossistema, por meio de novos negócios e aceleração de projetos, conectando parceiros para diversificar a carteira e superar esse momento.
A flexibilização dos modelos é um diferencial para o parceiro, conforme Eder Rodrigo Santos, gerente de Operações da Rede Lojacorr. “Com essa mudança o corretor passa a ganhar uma terceira opção onde ele pode decidir quando fechar o lote de pagamento de suas comissões de acordo com algumas premissas do processo. Essa inovação traz agilidade nos repasses e permite às corretoras da Rede a escolha que melhor se encaixa em sua linha de trabalho simplificando o processo”, diz.
A opinião é compartilhada pelo diretor Financeiro da Rede, André Duarte. Segundo ele, em tempos de pandemia, ter recursos financeiros disponíveis se tornou prioridade para todos. “Acreditamos que o projeto trará satisfação para as corretoras e liberdade de escolha, com mais agilidade, eficácia e segurança para os parceiros. Além disso, a corretora poderá administrar o sistema como um extrato da conta bancária, onde o cliente verifica o extrato com valor disponível e procede no saque do valor da sua conta para utilizá-lo”, explica.
Além disso, como um aperfeiçoamento do novo modelo, um projeto complementar foi criado para atender uma necessidade específica do programa. Trata-se da Conferência Automática de Notas Fiscais, onde as corretoras irão emitir as notas fiscais diretamente pelo sistema BrokerOne. Monique Konrad, líder desse projeto e colaboradora do departamento Financeiro da Rede Lojacorr, explica que o intuito do projeto vem de encontro à diminuição do tempo de conferência das notas fiscais, assertividade na conferência e eliminação da possibilidade de erros, automatizando o preenchimento dos sistemas. “Ouvimos sobre a necessidade do pagamento diário de comissões regularmente, e está no nosso DNA a máxima ‘os corretores da Rede em primeiro lugar’. Nada mais natural que esse pedido seja colocado em foco, com a criação desses projetos. A missão dos corretores da Rede é proteger, seu tempo e foco devem ser empregados a esse propósito, as possíveis preocupações geradas por não receberem diariamente serão extintas”, finaliza.