A importância da cidadania é respeitar, participar e auxiliar em melhorias na vida de outras pessoas. A Kuantta Consultoria em um trabalho voluntário com a Correcta Corretora de Seguros, a CVC Advogados Associados e a Diretoria de Ensino do Sincor RJ em parceria com a PUC Rio, vão ministrar aulas para jovens de comunidades carentes sobre Teoria Geral do Seguro e Produtos de Varejo; Gerenciamento de Risco e seguros para grandes riscos; Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros; e os detalhes do Código de Defesa do Consumidor. As aulas iniciam no dia 5 de julho e fazem parte do Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM), onde a universidade desenvolve ações comunitárias há 36 anos, mantendo atividades educacionais para crianças e adolescentes, em locais onde o acesso à informação e as condições de sobrevivência são precárias.
A integração desse projeto sobre a importância da cultura do seguro na sociedade vai somar com diversas áreas de conhecimento, criando novos caminhos de interseção entre o método indutivo aplicado durante as aulas, estimulando a troca de experiência e favorecendo a integração social, onde as seguradoras, as corretoras de seguros e as empresas prestadoras de serviços ligadas ao setor, terão a oportunidade de ter mão de obra qualificada, além de criar uma ponte entre a teoria e a prática de maneira espontânea, gerando renda e empregabilidade aos menos favorecidos.
De acordo com o idealizador da Kuantta, Arley Boullosa, iniciativas de compartilhar a cultura do seguro para jovens que são moradores de comunidades carentes pode iniciar um novo ciclo para uma vida melhor. “Como professor e profissional atuante no setor de seguros por quase 30 anos, essa missão de compartilhar conhecimento conduz uma oportunidade que estamos dando junto com a PUC Rio para mostrar a eles um caminho diferente das drogas e do crime. A Universidade sempre ensinou e agora estamos tentando um viés de profissionalização com as disciplinas de seguros. Nosso mercado tem muita dificuldade em conseguir mão de obra qualificada e queremos ajudar nisso também. Temos o selo de uma grande Universidade e profissionais muito experientes que estou selecionando para ministrar as aulas para os adolescentes. Quero começar com uma palestra mostrando como é possível ter uma profissão e uma carreira no mercado de seguros e depois partir para noções básicas de seguros e em seguida ramos como automóvel, vida, saúde, previdência, patrimonial (residencial, empresarial, condominial), etc. O Sincor-RJ através do trabalho da Diretoria de Ensino e Tecnologia, onde atualmente sou o responsável e com o apoio do Presidente Henrique Brandão, vai dar suporte aos formandos, encaminhando os mesmos para o mercado de trabalho”.
O Nucleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) aposta na criatividade e na potencialidade de todos os participantes do projeto, tendo como base abrir perspectivas para a compreensão do saber. Elevar diferenças sociais e culturais da busca da solidariedade humanitária, transformando adolescentes de classes populares em cidadãos e agentes da transformação da sociedade que vivem. Para o Coordenador do NEAM/PUC Rio, Davison Coutinho, as aulas sobre seguros são temas inéditos e só desses jovens terem uma perspectiva de futuro, ele acredita que esse trabalho renderá bons frutos. “Sendo o NEAM, um núcleo que há 37 anos busca transformar jovens de comunidades em agentes da transformação. A inclusão da formação na área de seguros e gerenciamento de riscos gera um novo campo para formação dos nossos jovens, agregando outro caminho profissional, capacitando jovens e formando mão de obra qualificada e consciente do papel social e relevante de um corretor que deve estar apto a atender e mediar as mais diversas situações”, concluiu.