A entidade aprovou dois novos planos na modalidade CD (Contribuição Definida) e aposta na agilidade e modernidade para continuar oferecendo os melhores serviços aos participantes
A Funcesp, entidade fechada de previdência complementar, acaba de aprovar junto a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) dois novos planos no modelo de CD (Contribuição Definida), adotados pelas patrocinadoras AES Eletropaulo e AES Tietê.
O setor está passando por uma onda de mudanças e a Funcesp, que elegeu recentemente uma nova diretora de previdência, Luciana Dalcanale, vem investindo fortemente em inovação, tanto para seu público interno como para seus patrocinadores. “Há uma necessidade de atualização e modernização dos nossos produtos. Precisamos de mais agilidade e simplicidade para continuar oferecendo os melhores serviços aliados a realidade atual do mercado”, comenta Luciana.
A entidade ainda está trabalhando no desenvolvimento de novos planos e aguardando a aprovação do plano de CD da EMAE. Os novos produtos da Funcesp visam trazer mais flexibilidade para os participantes, que terão mais controle sobre o seu plano e risco de investimentos. O modelo de contribuição definida dá acesso a uma conta individual e permite que o associado escolha o valor de suas contribuições, garantindo também mais sustentabilidade para os planos. “Para atingir essa nova geração que está chegando precisamos de novos planos, ao mesmo tempo em que daremos apoio aos associados que agora terão mais liberdade e conhecimento para assumir as rédeas do seu futuro financeiro”, explica a diretora.
Segundo Luciana, no Brasil, os antigos planos de previdência, constituídos na década de 80, tinham como base ter toda a responsabilidade depositada na mão das empresas patrocinadoras e no espírito de coletividade. “Naquele modelo, bastava aderir ao plano, fazer uma contribuição pré-definida e aguardar a data da aposentadoria para receber um percentual da sua renda. Hoje, a realidade é diferente, o brasileiro vive muito mais e também tem uma mobilidade profissional maior. Além disso, as empresas também passaram por mudanças e buscam produtos mais eficientes e modernos para oferecer como benefício para seus profissionais”, afirma.
Atualmente, a Funcesp conta com cerca de R$ 28 bilhões em patrimônio sob gestão, 10 patrocinadoras, 10 planos de previdência, sendo dois na modalidade de CV (Contribuição Variável) e oito de BD (Benefício Definido), e agora conta com dois novos planos CD em seu portfólio de produtos de previdência. “Estamos negociando outros três novos produtos de CD e a ideia é utilizar o modelo aprovado para oferecer também para empresas menores que buscam essa agilidade”, finaliza a diretora.